Brasil medieval

Usos e costumes

Sidney Borges
Leio nos jornais que uma menina de 9 anos engravidou após sofrer abuso. O padrasto foi preso. Um arcebispo de plantão excomungou a mãe da menina e os médicos que fizeram o aborto.

Tomei conhecimento do termo excomunhão na infância. Uma família de portugueses foi morar na casa vizinha. Pai, mãe e dois irmãos, um da minha idade, outro um pouco mais velho. Como usassem roupas estranhas, o maior já com quinze anos andava de calças curtas, tornaram-se motivo de gozação dos nativos, eu entre eles.

De gozação a coisa acabou em sopapos, "Portuga" (apelido do gajo maior) era bom de briga e bateu num cara que o atazanava. Depois da turma do deixa disso esfriar a contenda, sapecou:

- Na próxima vez que cruzares meu caminho te mato. E arrematou solene:

- Excomungado!

Ofensa ou elogio? Excomungado? Logo percebemos que a palavra era forte, pelo menos os portugueses a viam assim. Os pais do boquirroto sairam aos gritos de casa, a mãe se benzendo. Portuga levou uma sova pública, coça para ninguém botar defeito.

No outro dia dona Fernanda foi pedir desculpas à família do ofendido. Levou um prato de "bolotas de Moscou" para adoçar a conversa. No Brasil chamamos tais doces de sonhos. As desculpas foram aceitas, mas devem ter imaginado Portugal como terra de loucos, o que não deixa de ter fundamento. As bolotas tinham sido fritas em azeite. Na Santa Terrinha, dominada pela Igreja, excomunhão era coisa séria. Talvez ainda seja. No Brasil ninguém liga, na verdade pouquissimos sabem o que significa.

Eu próprio devo ter sido excomungado. Coisa automática. Era a pena por ler livros proibidos. Os títulos do demônio constavam no Index Librorum Proibitorum. Obras de Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Nicolau Maquiavel, Erasmo de Roterdã, René Descartes, Rosseau, Kant.

Sinceramente, prefiro a companhia desses senhores a padres pedófilos que molestam crianças e são acobertados.

A mãe da menina e os médicos não precisam temer, a Inquisição não tortura mais, apenas lança maldições. Quem acredita nisso? Além do mais há caminhos que levam à casa de Deus sem a intermediação de igrejas e seus impostos e taxas.

Comentários

Anônimo disse…
Caro sidney,algumas considerações:

a)O arcebispo não excomungou ninguem,a excomunhão é automatica em casos de aborto.
Não é sinonimo de danação ou condenação,significa apenas que a pessoa excomungada precisa repensar sua posição sobre o aborto para continuar sendo catolico,pois a Igreja defende a vida em todas as situações e não abre mão desse principio.
b)A familia foi apoiada pelo conselho tutelar e pelo paroco de sua cidade,e esta familia decidiu fazer o aborto apos ser informada por uma assistente social que ela morreria com certeza,o que não é verdade.
O aborto é uma violencia,mais uma violencia na vida dessa familia.
Ao contrario do que diz a imprensa a Igreja não é a favor de colocar a vida dessa criança em risco.
Existe uma grande diferença entre um aborto e uma antecipação do parto.Esta menina estava no quarto mes de gravidez,mais só um pouco,seria possivel antecipar o parto e tentar salvar as tres crianças ,com as gemeas.
Existem mais tres crianças em situação semelhante hoje no Brasil,recebendo apoio psicologico e medico,com 10 e 11 anos.
c)A Igreja é uma das unicas instituições a lutar pela vida,em sua totalidade,em seu valor intrinseco,em um mundo em que as pessoas tem um valor relativo e são descartaveis.
d)Se voce olhar os relatorios do conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente,voce vai descobrir que 44% dos casos de abuso sexual em crianças e adolescentes foram realizados pelos pais ou padrastos.
É contra isto que a sociedade brasileira precisa se indignar,acordar,ao inves apenas de buscar bodes expiatorios como o dos falsos padres.
Quanto a isto não se preocupe,a Igreja vai resolver o caso de padres pedofilos(falsos padres infiltrados!!!!!) antes que o resto da sociedade.Ela esta fazendo transformações serias nesse sentido.Grato pela atenção
sidney borges disse…
Caro anônimo, respondo seu texto através do comentário de Eliane cantanhêde na folha.

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, quero fazer um agradecimento público ao arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho.

Ele calou sobre o crime hediondo de um padrasto que estuprava a enteada desde os 6 anos de idade e a engravidou de gêmeos aos 9. Mas excomungou a mãe da menina e a equipe médica pelo aborto que tenta salvar sua vida, sua essência de criança, sua capacidade de ser feliz. Essa inversão produziu excelentes resultados, no melhor momento: mobilizou a imprensa local e nacional e indignou milhões de pessoas na semana que antecedeu o Dia da Mulher, expondo o quanto o fundamentalismo religioso pode ser não apenas retrógrado mas cruel, desumano e, em certa dose, também ridículo, em casos que envolvem de fato vida e futuro. Os assim, particulares. Ou os coletivos, como a pesquisa de células tronco.

Foi uma verdadeira aula, contra o arcebispo, a favor da menina, para mulheres, homens, jovens, velhos, todos os que olharam para a grande vítima horrorizados, chocados, com uma piedade que faltou justamente ao "homem de Deus".

Até a CNBB teve dificuldade para respaldar sua atitude. Numa nota visivelmente constrangida, condena antes o estuprador (que dom José nem sequer citara), reitera a posição contrária ao aborto e não faz uma só defesa da excomunhão.

Para dom José, estuprar crianças é pecado, mas não muito. O que não pode é tentar corrigir as sequelas do estupro, acolher aquela menina, salvar-lhe o corpo, talvez a mente, garantir-lhe o futuro. Para ele, portanto, aborto é mais grave do que estupro.

Quanto aos padres pedófilos, você diz que a Igreja vai cuidar do caso. Quando?
Anônimo disse…
A Eliane distorce o que foi dito,compreendo,pois ela defende o aborto e trabalha para um jornal que declaradamente apoia o aborto.Nada contra isto,são opiniões que devem ser respeitadas,e tem que ser mudadas pela palavra,o convencimento.
O que é questionavel,é o habito da folha de alterar informações para atingir objetivos.
A Igreja não apoiou o estuprador,a CNBB e o vaticano apoiaram o arcebispo,a folha não explicou o que é uma excomunhão automatica e seu carater,carater esse que não busca a condenação de ninguem,mas a contemplação de atos individuais.
Se voce me indicou o texto da eliane,te indico humildemente o texto de hoje do Reinaldo Azevedo.


Sobre padres e pedofilia:
A Igreja errou no passado,os mesmos erros que nossa sociedade erra hoje.
Primeiro não tendo conhecimento,depois não querendo acreditar,depois tentando resolver sozinha,até onde chega o momento em que tem que encarar de frente.
A Igreja já esta no quarto estagio,enquanto o resto da sociedade ainda vai demorar um pouco para chegar lá.
A Igreja esta sendo rigorosa na seleção nos seminarios,já existem varios falsos padres presos,pois a orientação e para ajudar investigações policiais sobre o assunto.A imensa maioria dos processos hoje é de casos de 20,30 anos atras,quando a Igreja tentava resolver sozinha,e passava a impressão de acobertamento.
Esses casos em quase sua totalidade são julgados em processos civis,como os plaintiffs americanos,que por ter dificuldade real de comprovações,chegam a acordos,que demonstram a colaboração da Igreja,a partir dai os casos são julgados como devem ser,crimes individuais.
Veja nossos jornais,engenheiros,policiais,medicos,pais de familia,se envolvendo nesse crime,de dificil prevenção e tratamento.
Mas a Igreja esta fazendo sua parte.
A Igreja valoriza o real celibato,assim como fazem budistas,alguns hindus e outras religiões.A igreja oferece inumeras vocações e quem não quiser ser sacerdote celibatario,pode ser um excelente diacono permanente.
Se voce se preocupa como eu com falsos padres pedofilos,cobre a criminalização individul de cada um ,a Igreja esta fazendo sua parte.Por exemplo,quando o papa determinou que candidatos com tendencia homossexual não deveriam ser admitidos no seminario,foi criticado por alguns setores da imprensa.
sidney borges disse…
Uma menina de 9 anos foi engravidada pelo padastro.

Havia risco de vida, foi feito o aborto.

a Igreja não gostou e condenou os que praticaram a ação ao fogo eterno.

Esses são os fatos.

Reinaldo Azevedo escreve bem, mas é um fanático religioso, um fundamentalista. Para ele qualquer ação da Igreja está correta.

Eu não acredito na autoridade espiritual da Igreja.

O julgamento do Vaticano não tem valor prático, em outras épocas, os que ousaram afrontar a Santa Sé seriam torturados e mortos. Em nome de Deus.

Felizmente esse tempo acabou.
sidney borges disse…
Volto ao Reinaldo Azevedo que respeito muito. Não cabe a ele o rótulo de fundamentalista. Errei, ele é apenas um fiel bem intencionado. Se a Folha pode errar, eu também posso.

Conheço outros religiosos esclarecidos com quem convivi e a quem respeito intelectualmente, mas tomamos o cuidado de evitar polêmicas envolvendo o que eles têm e eu não tenho. Fé.

O silêncio envolvendo casos de pedofilia praticados por padres, na Irlanda e nos Estados Unidos, de grande repercussão, não podem ser interpretados como tentativa de solução interna, como afirma Reinaldo.

O que houve foi uma grotesca forma de acobertamento. Com custos altíssimos. Milhões de dólares.

Há evidentemente gente bem intencionada na Igreja, pessoas que querem ajudar o próximo e trabalham nessa direção.

Não é o caso do inqusidor que excomungou os atores da peça em cartaz. Ele quer aparecer, reivindica os quinze minutos de fama de Warhol.

Prestou um desserviço à causa.
Anônimo disse…
Caro sidney:
Com certeza a Igreja não gostou,não porque queria impor sua visão,mas porque via a possibilidade de salvar as tres crianças.
Tudo bem que voce não reconheça a autoridade espiritual da Igreja,ninguem é obrigado a ser catolico.
Mas os catolicos vão cada vez mais lutar em questões de bioetica,pela vida ,pela vida de todos incluindo os não catolicos.
Entendo que voce se importe com os torturados e mortos do passado,mesmo que não concorde com suas afirmações,mas nós estamos dispostos a lutar pelas crianças mortas e torturadas de hoje.
Algumas instituições demoraram um pouco para enxergar que o sol era o centro do nosso sistema,mas é triste observar que a escuridão de hoje não permite enxergar a centralidade da vida humana.
Não é só o aborto,em breve idosos pobres e doentes serão descartados por outros motivos,de futura justificação.
A igreja esta sim em um amplo processo de luta contra a pedofilia,os milhoes pagos fazem parte desse processo,pois a igreja responde como instituição,problema que os criminosos individuais não tem.Veja o caso do oregon(mais recente),processo sobre casos de 20 anos atras.
Nós vamos resolver esse problema sem duvida.
Sidney,outra questão é que a Igreja não esta interessada em numero de fieis,mas em fieis com capacidade de defender seus valores,se o preço é ser chamado de fundamentalista,sem problema.
Grato novamente pela atenção.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu