Besteirol

Mudança ortográfica

Sidney Borges
A saída do trema é de lascar. Ontem mesmo eu passeava com meu cão e um menino perguntou a raça, se era brabo ou manso, enfim, essas coisas que os donos de cães respondem todos os dias. Depois de satisfazer a curiosidade do petiz foi a minha vez de interrogar. Perguntei onde ele estava indo.

- Comprar agüia pra minha mãe.

Entendi, agüia nada mais é do que um pedaço de metal cilíndrico, afiado em uma ponta e com um buraco na outra por onde é enfiada a linha de coser. Fiquei pensando que se ele adotasse a nova norma gramatical, em vez de agüia poderia levar para casa uma aguia, que mesmo sem acento é uma ave rapinante que avança e bica.

Um grito na noite:
- Socorro uma aguia me mordeu.

Vizinho replicando:
- Aguia não morde, espeta.

Mulher atacada pela ave:
- Eu não falei agüia Seu Tonto, disse aguia.

Vizinho cavalheirescamente entregando os pontos:
- Desculpe Dona Frô, o lusco-fusco do crepúsculo me confundiu. Experimente passar mercurocromo. Produz o efeito desejado e sempre dá bom resultado.

- Obrigado Seu Tonto, muita gentileza da sua parte. O senhor parece Rui Barbosa, a Aguia de Haia. Aceita um pedaço de bolo...?

Fica pra outro dia, mas não é Aguia de Haia, é Águia de Haia. Jamais confunda com Agüia de Haia, embora façam ótimas agulhas em Haia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu