As aves que aqui gorgeiam...



Aves de Ubatuba são retratadas em livro

Imagens feitas por Ricardo Martins compõem o livro “O Encanto das Aves”

Alessandra Jorge
A rica diversidade da avifauna de Ubatuba com 511 espécies catalogadas encantou o fotógrafo de natureza Ricardo Martins, que decidiu mostrar ao mundo a beleza das espécies encontradas na Mata Atlântica da cidade e em outras locais do Vale do Paraíba, Serra e Parque Nacional de Itataia (RJ).

As 240 imagens de aves e paisagens desse importante ecossistema poderão ser conferidas em breve no livro “O Encanto das Aves”, em fase de pré-venda pelo site www.ricardomartins.org

Saíras, beija-flores, tucanos e tantas outras espécies passeiam pelas páginas do livro beneficiado pela Lei Rouanet e com o patrocínio das empresas Uniodonto (Sistemas de Saúde Odontológica), Intermédica (Sistema de Saúde) e Notre Dame (Seguradora).

Rizzo - O trabalho conta com a colaboração do ornitólogo amador Carlos Rizzo, especialista na atividade de observação de aves. Rizzo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, coordena o trabalho de divulgação da atividade como ferramenta para a educação ambiental e como opção para o turismo de baixa temporada.

“Um livro como este revela belezas que despertam o encantamento e valoriza a riqueza da avifauna de Ubatuba que é reconhecida mundialmente pela sua diversidade”, disse Rizzo.

A opinião de Rizzo é compartilhada pelo fotógrafo. “As imagens devem impressionar e provocar o interesse em conhecer essas espécies na natureza. Eu espero que o meu trabalho desperte a consciência ambiental e que também estimule a prática do turismo de observação”, disse Ricardo, que que ainda descreve a experiência.

“Há dez anos vivo do fascínio de desvendar a natureza. A idéia do livro surgiu quando eu estava em Ubatuba e vi a saíra-sete-cores, que me deixou fascinado. A partir disso resolvi me aprofundar. Nesse trabalho eu busco brincar com as cores das aves em cenários que Ubatuba propicia aos que se encantam com a beleza.”

O lançamento oficial do livro “O Encanto das Aves” está previsto para setembro.
As fotos de Ricardo Martins, além de ser conteúdo editorial, também estão estampadas em objetos para decoração e acessórios como bolsas retornáveis, as chamadas “ecobags” que substituem as sacolas de plástico dos supermercados, almofadas, fineart, entre outros.


Pré-venda - O livro “O Encanto das Aves” já pode ser adquirido pelo site www.ricardomartins.org, onde também podem ser vistos demais trabalhos do fotógrafo e todos os produtos da grife Ricardo Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu