Social burocracia

Comprar um carro novo, por exemplo, ainda é para poucos e, segundo relatam os cubanos, custa uma odisséia de não menos do que três meses com incontáveis autorizações de seis ministérios. Conseguir o dinheiro é a primeira etapa da epopéia, que tem que ser muito bem justificada, com quilos de papéis.

“A burocracia cubana castiga até os mortos. Você não imagina quantos carimbos é preciso para enterrá-los”, brinca o motorista de táxi que fez inglês na universidade. A burocracia socialista, aliás, é um dos temas preferidos das piadas cubanas. Já foi tema de vários e divertidos filmes.

Agora, brincam, por exemplo, que sabem que o Fidel não morrerá tão cedo porque há uma comissão discutindo como formalizar seu visto de saída para o Céu. Também não autorizam Deus a vir buscá-lo, porque, imaginam, a CIA virá infiltrada nessa viagem.

Enquanto isso Raul toca o governo. Discursando sempre muito menos do que Fidel, prometendo fidelidade aos princípios revolucionários, mas abrindo Cuba ao capitalismo. Ainda que no modelo chinês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu