Manchetes do dia

Segunda-feira, 23 / 02 / 2009

Folha de São Paulo
"EUA fecham bancos e podem estatizar"
Nos primeiros 40 dias deste ano, os EUA liquidaram 13 bancos (médios e pequenos) – em 2008 inteiro, foram 25 instituições. Sete bancos foram extintos em fevereiro, o maior número em um mês desde 1993.


Os acionistas tiveram perdas totais, as agências e contas foram distribuídas entre os concorrentes. A expectativa é que até 1.000 dos 8.348 bancos sejam liquidados nos próximos três anos.

As ações dos quatro principais bancos (Citigroup, Bank of America, JPMorgan Chase e Wells Fargo) despencaram. O Citi vale hoje 10% do que valia há um ano.

Há temores de que alguns sejam estatizados, já que essa opção ganha força no país. “Qualquer que seja a decisão, existe um forte compromisso de manter os bancos privados e de devolvê-los ao setor privado o mais rapidamente possível”, disse o presidente do Fed, Ben Bernanke.

O Globo
"Império com Lula"
O Império Serrano abriu ontem o desfile do Grupo Especial reeditando um samba-enredo de 1976 – A lenda das sereias e os mistérios do mar – e com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pela primeira vez pisou no Sambódromo (o primeiro foi Itamar Franco, em 1994, que se envolveu numa polêmica fotogênica com a modelo Lílian Ramos). O Império empolgou a Sapucaí com o refrão “ela mora no mar, ela brinca na areia, no balanço das ondas, a paz ela semeia”. Empolgou principalmente Lula, que batucou e dançou com a primeira-dama, dona Marisa, ao lado do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. A aliança política que vem trazendo recursos para o Rio virou um trio momesco. As ruas da cidade foram tomadas por blocos. Em Ipanema, três deles causaram engarrafamentos e cheiro de urina nos muros.


O Estado de São Paulo

"Europeus querem mais US$ 500 bi para o FMI"
Líderes políticos dos seis países da União Europeia (UE), reunidos ontem em Berlim, chegaram a um acordo sobre as linhas gerais da proposta de reforma do sistema financeiro internacional que levarão à Cúpula do G-20 financeiro, em Londres, no dia 2 de abril. Eles defendem o aumento de recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) em US$ 500 bilhões para enfretar a crise. “Os recursos do FMI devem ser dobrados para permitir ajuda rápida e flexível a seus membros em dificuldades”, diz o documento. Os europeus concordam ainda que o aumento da supervisão deve envolver todos os produtos financeiros e mercados, inclusive os paraísos fiscais. Para Angela Merkel, chanceler alemã, “os pontos cegos no mapa mundi devem ser eliminados”. A decisão reforça as ameaças de quebra de sigilo bancário na Suíça, depois que o governo aceitou acordo com os EUA para repassar dados de 300 clientes do banco UBS à Justiça americana.


Jornal do Brasil
"Show na Sapucaí"
O maior espetáculo da Terra encheu os olhos de quem acompanhou ontem os desfiles das escolas de samba no Rio, como o presidente Lula e a top Gisele Bündchen. Rainha da bateria da Vila, Natália Guimarães exibiu beleza, simpatia e samba no pé pela Marquês de Sapucaí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu