Manchetes do dia

Sábado, 07 / 02 / 2009

Folha de São Paulo
"Desemprego nos EUA cresce e bate recorde de 34 anos"

País registrou 598 mil demissões no mês passado; Congresso pode votar pacote neste fim de semana

A economia norte-americana perdeu mais 598 mil empregos em janeiro, elevando a taxa de desemprego para 7,6%, a maior em 16 anos. Em número absolutos, o total de desempregados no mês foi o pior desde dezembro de 1074 (603 mil. Com o aumento verificado no mês passado, os EUA passaram a ter 11,6 milhões de pessoas em trabalho. Uma revisão nos números de 2008, feita pelo Departamento do Comércio, também adicionou 400 mil demissões ás contas iniciais. Com isso, o ano passado terminou com o pior da história para o mercado de trabalho no país, com 2,97 milhões de pessoas demitidas. Segundo estudos, cerca de 80% dos demitidos mais recentemente são homens. O presidente Barack Obama elevou o tom contra os congressistas. “È indesculpável e irresponsável ficarmos presos a distrações e atrasos enquanto milhões estão sendo demitidos”. Depois disso, democratas e republicanos fizeram “acordo provisório” e podem votar neste fim de semana o pacote de Obama, que deve ficar em 780 bilhões.

O Globo
"Desemprego nos EUA sobe mais e é o pior em 34 anos"

Obama critica senadores, mas votação de pacote é adiada de novo

Depois da onda de demissões no fim do ano, mais 598 mil americanos perderam seus empregos em janeiro. Foi o pior resultado mensal em 34 anos. O fechamento de postos, que superou a previsão do mercado, elevou a taxa de desemprego para 7,6%. Desde dezembro de 2007, quando os EUA entraram oficialmente em recessão, 3,6 milhões de empregos sumiram do mapa. No total, há 11,6 milhões de desempregados no país. Diante dos números, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que a notícia é "devastadora" e que a demora em aprovar o pacote de estímulo à economia é "imperdoável e irresponsável". Apesar da pressão do governo, no fim da noite de ontem, o Senado americano voltou a adiar a votação do plano, que pode acontecer até amanhã.


O Estado de São Paulo
"EUA têm maior corte de vagas em 34 anos"

Janeiro teve 598 mil demissões; para Obama, é 'devastador'

Os EUA registraram em janeiro 598 mil demissões, no maior corte de vagas desde dezembro de 1974. Com os cortes de janeiro, a taxa de desemprego subiu para 7,6%, o mais alto índice desde 1992. O total de demitidos desde fevereiro de 2008 atingiu 3,5 milhões. O presidente Barack Obama classificou o resultado de "devastador" e reforçou a pressão para que o Senado americano aprove logo o pacote que prevê investimentos de US$ 900 bilhões, numa tentativa de tirar o país da recessão. "É indesculpável e irresponsável ficar atolado em distrações e perder tempo, enquanto milhões de americanos estão sendo postos para fora de seus empregos", disse Obama. "É tempo de o Congresso agir."

Jornal do Brasil
"Brasil vai à OMC contra o protecionismo de Obama"
O governo entrará com recurso na Organização Mundial do Comércio contra os EUA, caso Barack Obama insista em manter no plano Buy American uma cláusula protecionista segundo a qual as empresas que recebem ajuda governamental só podem recorrer a fornecedores cujos produtos gerem empregos nos EUA. A informação é do secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral. No Brasil, a Transpetro anunciou que não cederá às pressões da Usiminas para que a estatal só use aço nacional nos seus navios, em vez de importar da China.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu