Manchetes do dia

Terça-feira, 03 / 02 / 2009

Folha de São Paulo
"PMDB vence na Câmara e no Senado"

Com apoio de Lula, Michel Temer e José Sarney são eleitos pela 3ª vez para as presidências das duas Casas

Com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PMDB reconquistou, após 16 anos, as presidências da Câmara e do Senado. As vitórias dão ao partido poder para avançar na busca de mais espaço no governo, no qual já tem seis ministros, e influir na eleição de 2010. Na Câmara, venceu Michel Temer (PMDB-SP), 68, que superou Ciro Nogueira (PP-PI) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Aldo Rebelo (PC do B-SP). No Senado, vitorioso foi o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), 78, que passara dois meses tentando ser candidato único, mas teve de disputar o cargo com Tião Viana (PT-AC). É a terceira vez que ambos ocupam as presidências das respectivas Casas. Tanto Temer quanto Sarney tiveram menos votos que o projetado; como a votação é secreta, não é possível saber a origem das defecções. Para Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil e presidenciável, “a base do governo foi vitoriosa”.

O Globo
"Com Sarney e Temer, PMDB comanda Congresso até 2011"

Sem renovação, partido sai mais forte para negociar com Lula palanque de 2010

O PMDB obteve uma dupla vitória no Congresso, com as eleições de José Sarney (AP) para a presidência do Senado e Michel Temer (SP) para a Câmara. Sarney foi eleito com 49 votos, contra 32 do petista Tião Viana (AC). Temer venceu no primeiro turno, com 304 votos. Ao tomar o comando das duas casas, o PMDB repete a situação inédita desde 1992 e, mesmo dividido, se fortalece para negociar com o presidente Lula o melhor palanque da sucessão de 2010. Após uma votação com a base rachada, o Planalto aplaudiu o resultado, mas terá que trabalhar para curar feridas de aliados derrotados - sem concessão de cargos, avisou Lula. Sarney assumiu prometendo cortar gastos. Seu terceiro mandato na presidência do Senado traz de volta à cúpula da Casa os senadores alagoanos Renan Calheiros, - que escapou da cassação, comandou a campanha de Sarney e será líder na do partido na Casa - e Fernando Collor (AL) - ex-presidente afastado por impeachment, agora cotado para uma comissão. Temer, também pela terceira vez no cargo, fez discurso corporativista: disse que ampliará os serviços da TV Câmara para provar que o deputados trabalham.

O Estado de São Paulo
"PMDB domina Congresso e quer vaga de vice para 2010"

Legenda recupera hegemonia perdida em 1992, com escândalo do Orçamento

O PMDB passou a controlar o Congresso com a eleição, ontem, de José Sarney (AP) para a presidência do Senado e de Michel Temer (SP) para a da Câmara. A vitória teve o apoio do Planalto, que abandonou a candidatura do senador petista Tião Viana (AC) e operou para ajudar Temer. A ação irritou os petistas -um deles, o deputado Walter Pinheiro (BA), disse que "0 PMDB vai mandar na sucessão do presidente Lula". Hegemônicos pela primeira vez desde 1992, quando estourou o escândalo dos anões do Orçamento, líderes peemedebistas falam até em lançar nome próprio para a sucessão presidencial. Na verdade, porém, o partido quer a vaga de vice - que pode ser tanto na chapa governista como na da oposição tucana. O PMDB, como é tradição, deverá cobrar caro pelo apoio ao governo em seus dois anos finais de mandato. Sarney e Temer anunciaram que vão votar todos os projetos apresentados pelo Planalto contra a crise econômica. Em seu discurso, Sarney rejeitou a afirmação de que a escolha dele foi um retrocesso: "O espírito público não envelhece".


Jornal do Brasil
"Eles estão de volta"


José Sarney e Michel Temer vencem e dão ao PMDB o controle da Câmara e do Senado

O senador José Sarney e o deputado Michel Temer, ambos do PMDB, voltam ao comando do Senado e da Câmara - e dão ao partido influência na sucessão presidencial e o controle do Congresso, façanha não alcançada por nenhuma legenda em 17 anos. Com a derrota de Tião Viana (PT), o governo vai trabalhar para contornar as insatisfações na sua base de apoio. Outros dois voltam à ribalta: Collor e Renan Calheiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu