Em foco

Quando um não quer dois não brigam

Rui Grilo
Quando fui eleito para representar a Pedreira na Agenda 21 e, depois, para representar a sociedade civil na Agenda 21 do Litoral Norte, o atual presidente da Pedreira me disse que iria me interpelar sobre todos os acontecimentos da Agenda 21. Ainda não há uma posição formada dos integrantes da Agenda 21 sobre o Lixo Zero, porque é uma proposta inovadora mas acredito que nenhum ambientalista defenderia o transbordo se houvesse uma solução diferente. E há: o PROJETO LIXO ZERO. E temos documentos assinados pelo prefeito e outros secretários que comprovam que ele já tinha essa informação e mesmo assim optou pelo transbordo.

Uma das orientações de um bom planejamento de reuniões é que ele não pode ser rígido e deve contemplar demandas que sejam relevantes. Como o objetivo da reunião havia sido frustrado pois aquele que viria trazer informações, confirmou que não as possuía, fiz um relatório do acontecido na Câmara porque sou morador do bairro e sei o dano que o transbordo causa à cidade. Com o que se gasta com o transbordo, não só o término da quadra mas muitos outros serviços públicos poderiam ser realizados e melhorados. A questão do transbordo é muito mais importante do que o término de uma quadra de esportes porque abrange todo o município. E uma oposição responsável tem que tomar posição, ainda mais numa hora em que se cortam gastos alegando a crise. Além disso, o Projeto Lixo Zero amplia a oferta de empregos e de serviços à população, barateando materiais necessários à construção civil.

No entanto, não é fácil para um cidadão colocar um ponto importante numa reunião quando se está só perante aqueles que representam o poder numa cidade e que não se dispõem a dialogar de forma civilizada. A prefeitura não discutiu com a sociedade a questão do transbordo e a todo momento seus representantes queriam colocar a questão de lado como se não fosse importante para o bairro também. No entanto, somos todos nós que pagamos, não só o transbordo mas o salário dos funcionários da Prefeitura e eles devem nos tratar com respeito.

Não falo apenas em meu nome, mas em nome de um grupo que se preocupa com os destinos da cidade e que tem um conjunto de princípios e propostas gerais a partir das discussões com diferentes grupos do município e de contato com diferentes experiências de outros municípios. Esta proposta geral está detalhada em planos específicos de cada área. Sua divulgação ficou prejudicada com a proibição dos dois debates que seriam realizados na cidade durante a campanha eleitoral.

É por essa falta de respeito com toda a comunidade, que solicitamos ao Promotor Público que atue como mediador para que se chegue a uma solução. Não se pode tolerar que em resposta à propostas se parta para a desqualificação das pessoas.

De acordo com o Sidney Borges, “Em Ubatuba há apenas uma ideologia. A tomada do poder. Tanto faz este ou aquele, a prática é sempre a mesma. Os adoradores do rei também são sempre os mesmos. Aqueles que ontem defendiam com unhas e dentes a administração de Paulo Ramos hoje defendem com o mesmo ardor Eduardo Cesar. Em quatro anos estarão ao lado do novo chefe, seja ele quem for.”

Ele também diz que “Para existir oposição é preciso que o vivente se oponha. Que seja do contra, que manifeste antagonismo, que exiba contraste. Para haver oposição é fundamental a existência de um projeto político...”

O PT tem uma projeto político e tem uma posição clara: queremos transparência e queremos discutir não só o transbordo, o saneamento básico, mas todos os problemas que dizem respeito à cidade e à humanidade.

Ficam duas questões ainda não respondidas pelo Sr. Marcos Guerra:

1) o senhor é a favor ou contra o transbordo?

2) Se o senhor sabia que o aumento da taxa de lixo era abusiva na passagem de 2007 para 2008, quais medidas concretas o senhor tomou?
Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Esta briga entre o Sr. da Guerra e o Grilo Falante só mostra a qualidade da oposição.
Prolixa, redundante e abundante no ato de chover no molhado.

Propostas concretas, senhores, venham com propostas concretas. Do contrário, seu silêncio será uma dádiva.
sidney borges disse…
É isso aí senhor Ox Menelau, aliás, bonito nome, o senhor deve ter algum parentesco com o talentoso Sbrudula Natché, leitor assíduo do blog. Rui Grilo afirma que o PT tem projeto político. Para mim o PT faz discursos. Não consigo identificar nada além de palavras. É o modus operandi petista, ser do contra. O partido se posicionou contra o Real e contra a Lei da Responsabilidade Fiscal. Meras palavras, no poder foi notória a guinada à direita. Permanece apenas o velho e surrado discurso de justiça social enquanto Lula enche a burra dos banqueiros. Em Ubatuba o partido não tem sequer um vereador. A prática de vociferar contra tudo sensibiliza parte do eleitorado satisfeito. O resultado se expressa em boas votações para prefeito. Tuzino foi bem votado no PT. Domingos foi eleito na coligação com Eduardo Cesar. Maurício foi bem votado na última eleição. É pouco para não dizer que não é nada. O partido precisa repensar as estratégias. A prática mostra que da forma como está a coisa não vai. Quanto à polêmica, para mim está encerrada.
sidney borges disse…
Correção:

Onde se lê: A prática de vociferar contra tudo sensibiliza parte do eleitorado satisfeito.

Está errado.

O correto é: A prática de vociferar contra tudo sensibiliza parte do eleitorado insatisfeito.
Anônimo disse…
Cricket

Esse grilo é igual ao esqueiro de mesmo nome. Pequeno, barulhento e pouco eficiente na geração de "luz". A baixa luminisidade produzida, torna o "foco" muito difuso. Quanto ao PT concordo com renomado e garboso escritor desta província. Petistas são contra tudo. Dizem que em casa não tem ao menos espelhos. Gostam mesmo é do reflexo obtido com a parte posterior das colheres, para compessar a concavidade de sua personalidade.
Anônimo disse…
Sr. Víbora!
Conheço sua sagacidade de longa data, mas passaste longe de minha estirpe.

Voltando ao assunto sério, é fato que Ubatuba não é uma cidade de partidos, é uma cidade de feudos.

E tanto faz vociferar para satisfeitos ou insatisfeitos. Os resultados são os mesmo, eles aplaudem, gritam as frases de efeito, mas na boca da urna, votam em quem forneceu a dentadura.

A "boa política" não é feita para os pensantes, é feita para as lavadeiras. E é aí que o Gênio dos 9 dedos e dos 80% está levando vantagem e é aí também que o Jovem do sorriso biônico e do pescoço achatado está dando um baile.
Anônimo disse…
Ox Menelau e Prof. Sidney disseram tudo... e com razão. Nada a acrescentar.
Anônimo disse…
isqueiro...assim fica melhor...

para não perder a visita.... "morseando" o Grilo:


--. .-. .. .-.. --- -- .- .-.. .-
sidney borges disse…
Meu caro Menelau, jamais procurei ser sagaz, apenas uso rudimentos de lógica em meus textos. Quanto a ter passado longe de sua estirpe, faz sentido. Eu escrevo e assino, você se esconde atrás de um pseudônimo. Assim é fácil. Mostre a cara e continuaremos a conversar...
Anônimo disse…
Qual o problema em ter o nome de pia de Ox Menelau?!? Sei que não é tão usual quanto Sidney, Eduardo e Rui, mas não é minha culpa.

Quanto ao nome, não tenho como mudar, sei que é estranho, mas certamente é melhor que "Orlando" e "Anônimo".
sidney borges disse…
Nenhum problema, mas convenhamos, Boi Ladislau seria mais apropriado. Não sei o porque da estranheza com os anônimos e com o Orlando, que não é anônimo, é meio chinês e meio português. Continue prestigiando o Blog, pois é sabido que se o Ubatuba Víbora não deu ninguém sabe o que aconteceu, se é que aconteceu. Para saber mesmo se aconteceu só com o parecer do Boi de Cochas, digo do Tribunal de Contas. Tenho dito.
sidney borges disse…
Errata: Onde aparece Boi de Cochas está escrito Boi de Conchas. Cocha, segundo o Aurélio, é o intervalo entre os elementos (fios, cordões) constitutivos de um cabo. Fonéticamente lembra coxa e por falar em coxa a praia vermelha do centro estava uma maravilha. Lindas coxas.
Anônimo disse…
Por favor! Acho que mereço mais respeito!!! Caro Ox, não sou anônimo. Meu nome é Anônimo Said. Filho de um Português com uma Dinamarquesa. Qual o problema? Nosso presidente é Lula, o governador é Serra, e o nosso prefeito....... bem.... o que ele é mesmo?...?....?..? ... Por falar nisso, Temos prefeito?

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu