Educação

Aprendizagem é baixa no país

Em 1.117 cidades, menos de 10% dos alunos da 4ª série aprenderam português

Demétrio Weber
A maioria dos alunos brasileiros está longe de saber os conteúdos previstos para a série em que estuda. Em 1.117 municípios, menos de 10% dos estudantes da 4ª série (5º ano) do ensino fundamental atingiram a aprendizagem que especialistas consideram adequada em língua portuguesa. Na 8ª série (9º ano), foram 2.015 cidades na mesma situação, segundo levantamento realizado pelo movimento Todos pela Educação.


O estudo considera as notas obtidas por alunos de escolas públicas urbanas em todo o país, em 2007, na Prova Brasil. O teste é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC). Em matemática, o número de municípios onde menos de 10% dos estudantes dominam os conteúdos apropriados é ainda maior: 1.518 na 4ª série e 2.944 na 8ª.

O Todos pela Educação é uma ONG que reúne empresários, gestores e entidades educacionais, como Fundação Bradesco, Itaú, Gerdau, Odebretch e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). O ministro da Educação, Fernando Haddad, e os ex-ministros Cristovam Buarque e Paulo Renato Souza estão entre seus sócios-fundadores.

Em dezembro, o Todos pela Educação divulgou as estatísticas nacionais e por estados. Na média, apenas 27,9% dos alunos da 4ª série atingiram a pontuação adequada em língua portuguesa (leitura); na 8ª série, 20,5%. Nos dois casos, o país não atingiu as metas traçadas pela comissão técnica do movimento. (O Globo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu