Deu na Folha

Estrangeiro passa 9 meses como "mineiro" em prisão

Do Blog do Noblat (Clique aqui e leia o original)
A Polícia Civil de São Paulo prendeu um criminoso em maio de 2008 e apenas nove meses depois descobriu que ele é, na realidade, um megatraficante internacional foragido da Justiça da Espanha -acusado de comercializar mais de seis toneladas de cocaína e suspeito de envolvimento com o cartel colombiano de Cali.

Carlos Ruiz Santamaría, 41, -conhecido como "El Negro"- foi preso por policiais do Denarc (Departamento de Narcóticos) no ano passado. Ele se apresentava como um comerciante mineiro chamado Manoel Oliveira Ortiz e usava um documento de identidade brasileiro, como sendo natural da cidade de Borda da Mata.

"Não sabemos como ele se passou por mineiro falando apenas castelhano", disse o delegado Adalberto Barbosa, do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), que descobriu a fraude. Na época, Santamaría foi preso com 60 comprimidos de ecstasy e foi mandado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) 2 de Pinheiros (zona oeste de São Paulo).
De acordo com a embaixada espanhola no Brasil, Santamaría foi investigado na Espanha por envolvimento na comercialização de pelo menos seis toneladas de cocaína e é considerado foragido desde 2001.


Nota do Editor - A profissão mais difícil do Brasil é a de humorista. É quase impossível concorrer com a realidade. Concordo que Minas é inexplicável, tem de tudo. Na terra que um dia foi de Magalhães Pinto o ET de Varginha caminha incógnito pelas ruas. Quase me esqueço dos castelos medievais com fosso e jacaré. Mas há limites para o surrealismo. Um mineiro que só habla castelhano é preso e os policiais acham o "sotaque" normal. Dá para entender o porquê da Globo ter tirado Chico Anísio do ar. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu