Coluna da Sexta-feira

Estudando

Celso de Almeida Jr.
Tenho grande interesse por administração de empresas.


Por muitos anos, tenho vivido uma experiência bastante rica nesse sentido, no segmento educacional.

Além disso, o contato com uma das mais antigas consultorias brasileiras para gestão, transformação e crescimento de indústrias estimulou a minha vocação para o assunto.

Fica muito evidente que os diversos estudos nessa área trazem enormes contribuições para o empreendedor, seja qual for o porte do negócio.

Daí a necessidade permanente da capacitação dos que optam pelo gerenciamento e controle de empresas.

Não vale apenas a intuição.

O mercado está altamente competitivo e não é possível manter um negócio sem forte planejamento e alta velocidade nas ações.

Nesse sentido, o setor privado tem mais agilidade que o setor público, em função de uma legislação menos complexa, apesar de ainda muito retrógrada no caso brasileiro.

Por essas e outras, tenho recomendado aos empreendedores que convivo que busquem o estudo continuado, participando de cursos, palestras, devorando revistas especializadas, ampliando parcerias, dedicando atenção especial para a tecnologia da informação, ferramenta indispensável nos tempos modernos.

Sabemos que muitas pequenas empresas sobreviverão valendo-se do feijão com arroz. Tudo bem. Tenho muito respeito pelos conservadores. É sabido que muitas inovações, que mais parecem aventuras, fizeram estragos irreversíveis em diversos negócios. Ninguém aprova procedimentos assim.

O que defendo é o uso de instrumentos e ferramentas atuais para a tomada de decisão.

É preciso saber usar estes recursos além de conhecer o histórico de diversas empresas de seu segmento específico.

Há milhares de documentos que registram as histórias de sucessos e de tropeços no mercado global.

Conhece-los é atitude responsável, representando um caminho seguro para corrigir rumos, garantindo a perpetuidade da empresa, a manutenção de empregos e o exercício da responsabilidade social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu