Coisa de louco 4

Cheiro de circo no ar

Guilherme Fiuza (Clique aqui e leia o original)
Paula Oliveira foi indiciada pelo Ministério Público da Suíça e está proibida de deixar o país. O governo brasileiro já tinha dito a ela que fosse embora de lá, ou então se virasse sozinha. Vem coisa pesada por aí.


Se Paula tiver mesmo forjado a história do ataque nazista, o circo suíço já está pronto para a execração. É tudo que os conservadores locais querem: uma prova viva de que imigrante do terceiro mundo é estorvo.

Se direitos humanos significam alguma coisa para o governo brasileiro, é agora que ele tem que estar mais do que nunca ao lado de Paula.

A Procuradoria suíça afirma que a brasileira desmentiu sua própria história no dia 13. Anunciou isto quase uma semana depois, supostamente porque a imprensa vazou. Aparentemente, as autoridades suíças estão na dúvida se querem conduzir uma investigação sigilosa ou marketeira.
A questão da informação oficial na Suíça, é bom repetir, não é flor que se cheire. O principal banco do país acaba de fazer um acordo com os Estados Unidos para dedurar clientes americanos que esconderam 200 milhões de dólares do fisco em contas secretas. Primeiro a regra foi acobertar, depois a regra foi entregar – tudo devidamente abençoado pelas autoridades suíças, muito sensíveis às razões do dólar.


Se o Brasil se distrair, nesse processo contra Paula Oliveira vai aparecer de tudo. É capaz até de ela confessar que é membro da al-Qaeda.

Se a advogada brasileira, que tem vida limpa, teve um surto psicótico, aí mesmo é que seu país deve protegê-la. A não ser que só os virtuosos tenham direito a um julgamento justo, como se pregava no Terceiro Reich.

Nota do Editor - Não concordo com o tom alarmista do texto. É óbvio que os conservadores suíços usarão o "surto" em benefício próprio. Bola sobrando no alto da rede deve ser cortada, dizia Borboleto, craque de vôlei dos anos 50. O que o governo pode fazer além de manifestar solidariedade? Enviar um comando libertador? É possível que a moça se diga membro da Al-Qaeda sim. Tudo é possível neste mudo comandado por Madoffs e asseclas. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu