Turistas



Em pleno verão, pingüins chegam para veranear

No primeiro mês de 2009 e em pleno verão brasileiro, continuam chegando ao nosso litoral os pingüins-de-magalhães oriundos da Patagônia


A praia do Puruba, localizada no extremo norte de Ubatuba (SP), recebeu o primeiro pingüim-de-magalhães do ano. Um animal jovem, com falha nas penas, magro e extremamente debilitado.

O trajeto de deslocamento dos pingüins, da Patagônia ao Brasil é realizado anualmente através da corrente das Malvinas que ocorre em nossa costa durante o inverno e tem abundância de alimento.

Normalmente os animais tendem a retornar à Patagônia no início da primavera, auxiliados pela corrente do Brasil (corrente quente).

Nesse período os pingüins não necessitam descansar em terra e por tal razão qualquer animal dessa espécie que apareça nas praias (fora da região das suas colônias reprodutivas) representa uma anormalidade.

O fenômeno sempre ocorreu naturalmente e existem registros de pingüins em sambaquis na região há mais de 5000 anos. A principal causa da mortalidade neste caso é uma menor habilidade de sobrevivência genética de alguns indivíduos. Lembrando Darwin, os mais fortes sobrevivem. Entretanto, com o aumento do impacto da atividade humana nos mares, outros fatores surgiram e tem que ser considerados para a conservação do grupo tais como a falta de alimento em função da pesca predatória, derrames de óleo, ingestão de lixo, captura em redes de pesca, alterações climáticas que interferem nas correntes marinhas etc. (Fonte: O Guaruçá)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu