Reminiscências

Manhã de sábado

Sidney Borges
Numa manhã de sábado, em 1969, eu apreciava o magnífico Porsche de um colega da escola. Ao meu lado outro colega, Marek Banbulla, filho do cônsul da Polônia em São Paulo. Fiz uma provocação:
-Marek na Polônia tem desses carros?
A resposta foi seguida de uma aula que me é útil até hoje.
-Tem, talvez não tantos como no Brasil, mas existe uma classe de trabalhadores que vive com dinheiro suficiente para ter carros de luxo.
Depois da implantação do comunismo o governo deixou que os pequenos proprietários de terras permanecessem livres para plantar e comerciar.
O exemplo da União Soviética, que sob a orientação de Lênin e Trotsky, matou milhões de camponeses de fome e colapsou o abastecimento por anos não foi seguido. Com o passar do tempo os agricultores criaram cooperativas e com o excedente da produção, isto é, depois de entregar a parte do governo, acabaram formando uma sólida burguesia nos moldes europeus. Daí os BMW, Mercedes e Porsches que circulam pelas ruas e estradas da Polônia.
O outro lado da moeda é que apesar de dinheiro no bolso e carros bonitos os ricos camponeses não podem ir a Paris ou Roma. É proibido. No comunismo as liberdades individuais não existem.
Talvez um dia aconteça um sistema que junte o que há de virtuoso no comunismo com as liberdades e a alternância de poder do capitalismo. Mas se acontecer será a longo prazo.

Temo que a longo prazo estejamos mortos.

Comentários

Malheiros disse…
Pô, Sidney, faz quanto tempo que vc escreveu isso? Em 1969? Hoje em dia os Porsche, BMW e Mercedes poloneses podem circular por toda a Europa, que eu saiba... podem ir até para a Rússia (antiga USSR).
Né?
sidney borges disse…
Carlos, o que relatei foi uma conversa de 1969. Depois disso as coisas mudaram eu sei. Eu também mudei. apareça sempre.
Malheiros disse…
eu também mudei (e como! principalmente a barriga, por isso mesmo).

Desculpe, foi falta de atenção. Ainda bem que algumas coisas mudam para melhor. Eu queria ter mudado para melhor, também.

Um abraço

Carlos

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu