O outro lado da moeda 2

Reação de Berlusconi a asilo é reacionária e direitista

José Dirceu (Clique aqui e leia o original)
"Na reação ao governo brasileiro por ter concedido asilo político ao escritor italiano Cesare Battisti, toda operação feita pelo governo do 1º ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, é típica de seu caráter reacionário e direitista, além de autoritário.


Seu governo é legal, num país democrático, mas constituído de partidos comprometidos com o neo-fascismo. Daí esse caráter de cruzada e vendeta que está dando a uma decisão soberana do governo brasileiro. Fora o tom saudosista de todo o discurso do governo italiano e de sua diplomacia, como se a Itália ainda fosse uma potência colonial e o Brasil uma república de bananas.


A retirada do Brasil do embaixador italiano - Michele Valensise -, apesar de sua gravidade, é mais um ato na ópera bufa e de má qualidade que Berlusconi está dirigindo. Não devemos recuar e não devemos dar satisfações à Itália. Assim como não deu a França (que acolheu Battisti por uma década) quando adotou o mesmo procedimento soberano do Brasil e concedeu refúgio a condenados pela justiça italiana. E, contra a França, a Itália não fez nada.


Toda discussão é legitima, assim como toda cobertura que a imprensa brasileira está dando ao caso, apesar do apoio velado de alguns veículos de comunicação à posição italiana, um apoio compreensível, mais pela posição ideológica comum, ou pelo simples desejo de não perder a oportunidade de fazer oposição ao governo Lula.


Discussões sobre a forma ou a conveniência da decisão brasileira frente à reação do governo Berlusconi agora são secundárias. O que temos que fazer é defender a decisão (de conceder o asilo) que, além de legal, é legítima e soberana.


Trata-se de um direito líquido e certo e está de acordo com as leis internacionais. A maioria dos países do mundo, em respeito à sua Constituição e leis, agiria da mesma forma. Quanto a Berlusconi e seu governo, não dá para levá-los muito a sério. Pelo menos a Europa não os leva. O que não significa que não devamos nos preocupar com as relações com o povo e com a Itália."

Nota do Editor - O ex-ministro José Dirceu tem razão quando diz que a reação de Berlusconi é direirista. Até il mondo minerale de Mino Carta sabe que Berlusconi é um homem de direita. O que queria o astuto e arguto ex-guerrilheiro José Dirceu? Uma reação esquerdista? Sem chance... (Sidney Borges)

Comentários

Anônimo disse…
A extradição dos boxeadores cubanos foi uma reação esquerdista?
Anônimo disse…
Esse Zé Dirceu já era... ele está tentando ressurgir das cinzas. Torço para q o cara seja condenado no STF. Aí, vai fugir novmente lá para Cuba, q é lugar dele. Vai logo antes q seja tarde...he he he!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu