Manchetes do dia

Sexta-feira, 16 / 01 / 2009

Folha de São Paulo
"Israel ataca prédio da ONU e hospital"
No dia mais intenso em três semanas de ofensiva contra o Hamas, o Exército de Israel voltou a ser criticado ao atingir a sede da agência de ajuda humanitária das Nações Unidas na faixa de Gaza. Também foram alvos de ataques israelenses um prédio que abriga escritórios de jornalistas e um hospital. Nos três casos, houve apenas registro de feridos sem gravidade.


O Globo
"Israel faz 110 ataques e atinge ONU, jornalistas e um hospital"
Em seu maior ataque à Faixa de Gaza, com 110 bombardeios, forças israelenses atingiram ontem a sede das Nações Unidas, um hospital e dois prédios usados pela imprensa. Toneladas de ajuda humanitária foram destruídas pelo fogo no complexo da ONU, deixando revoltado o secretário-geral Ban Ki-moon, que estava em Israel. O porta-voz da agência da ONU em Gaza, Chris Gunness, afirmou à repórter Renata Malkes que todos os sinais indicam que o complexo foi atingido por bombas de fósforo. O premier Ehud Olmert afirmou que Hamas disparou de dentro do prédio, o que foi negado pela ONU. "Este é um incidente infeliz, e peço desculpas", disse. Em outro ataque, Israel matou o ministro do Interior do Hamas, Said Slam. Fontes diplomáticas disseram que Israel analisa os termos para um cessar-fogo aceitos pelo Hamas, que lançou 20 foguetes contra o Sul.


O Estado de São Paulo
"Israel mata líder do Hamas; prédio da ONU é atingido"
O Exército de Israel bombardeou ontem um depósito da ONU em Gaza, em novo incidente com a organização em sua ofensiva no território palestino. O local guardava alimentos para os refugiados. A ação provocou enérgica reação da ONU, de vários países europeus e mesmo dos EUA. O governo israelense admitiu que foi um "grave erro", mas disse que militantes do Hamas estavam atirando de dentro do depósito. As forças de Israel atacaram também um hospital e um escritório de imprensa. Ainda ontem, a ofensiva matou Said Siam, ministro do interior de Gaza e considerado o número três do Hamas. Dirigentes do grupo fundamentalista islâmico propuseram ao Egito um cessar-fogo de um ano se Israel se retirar de Gaza em até uma semana. A chanceler israelense, Tzipi Livni, irá a Washington para finalizar acordo para prevenir que o Hamas se rearme após um eventual cessar-fogo.


Jornal do Brasil
"Montadoras do Rio dão férias coletivas"
Com o setor automobilístico retraído pela crise, as montadoras instaladas no Rio têm optado pelas férias coletivas para não demitirem. É o caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, e a Peugeot-Citröen, em Porto Real. Em São Paulo, as centrais sindicais suspenderem as negociações com empresários. Querem a presença da CUT, que não aceita reduzir os salários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu