Manchetes do dia

Terça-feira, 13 /01 / 2009

Folha de São Paulo
"GM começa demissões nas grandes montadoras"
A General Motors demitiu 744 funcionários temporários de sua fábrica de São José dos Campos (SP), que tinha 9.300 empregados. É a primeira demissão em massa entre as montadoras de carros instaladas no Brasil depois do agravamento da crise financeira internacional, em setembro de 2008. Segundo a GM, o corte deve-se à redução da atividade industrial em geral e no setor, reflexo da crise. A empresa diz que dará prioridade à recontratação dos demitidos “caso haja retomada dos volumes de vendas”. A decisão acontece após seguidos anúncios de férias coletivas nas montadoras. O vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto não descarta novas dispensas: “Não dá para garantir [empregos]. Quem define é o mercado”. Para sindicalistas, o setor, cuja produção foi recorde em 2008, não tem razões para demitir. Sem dar detalhes, o presidente Lula disse que fará “tudo o que for possível” para gerar empregos. Para ele, além de impedir que o PAC pare, o governo deve “inventar novas obras”.


O Globo
"Prefeituras perdem verba de moradia por falta de projetos"
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê R$ 8 bilhões para urbanização de favelas, construção de moradias e saneamento, mas as prefeituras têm dificuldades para elaborar e executar os projetos dentro das normas exigidas pelo governo federal. Num país em que metade dos domicílios não têm rede de esgoto e onde há um déficit de 7,2 milhões de moradias, além do crescente avanços das favelas, entraves burocráticos e o desconhecimento do programa dificultam o acesso aos recursos. O governo fará um mutirão com os prefeitos para tentar gastar R$ 8 bilhões nos dois últimos anos do mandato do presidente Lula.


O Estado de São Paulo
"Lula prevê trimestre difícil e promete 'inventar' obras"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que o primeiro trimestre é “preocupante" em relação aos efeitos da crise internacional no Brasil. Segundo ele, o governo pretende "tomar a iniciativa de fazer as coisas acontecerem", sobretudo em relação a "empregos, salário e renda". Lula afirmou que "não faltará dinheiro para investimentos" e que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) "tem a responsabilidade de não permitir que pare uma obra do PAC", além de "inventar novas obras importantes". Sem dar detalhes, Lula afirmou que o Planalto está trabalhando com governadores e prefeitos das capitais e vai anunciar novas ações ainda neste mês, principalmente em relação a investimentos. Na sua avaliação, o mundo está sob ameaça de “convulsão social" por causa da crise.


Jornal do Brasil
"Vem aí novo pacote anticrise"
O governo prepara novas medidas para conter os efeitos da crise. O pacote, que sai até dia 23, vai ao encontro do que sugerem analistas, para quem o Planalto deve ampliar investimentos a fim de que o país recupere a confiança. O presidente Lula disse que o primeiro trimestre será "preocupante". A GM vai demitir 744 trabalhadores e o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos (SP) ameaça com greve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu