Manchetes do dia

Terça-feira, 06 / 01 / 2009

Folha de São Paulo
"Israel amplia a ofensiva e descarta cessar-fogo"
No décimo dia de ataques israelenses ao Hamas, a Europa intensificou os esforços diplomáticos por um cessar-fogo imediato, mas Israel resistiu e aprofundou a incursão militar na faixa de Gaza. Enquanto uma missão da União Européia se reunia com diplomatas de Israel, o Exército ampliava a ação, ocupando áreas usadas para o disparo de foguetes e apertando o cerco à Cidade de Gaza, que teve os primeiros combates de rua. Três soldados de Israel morreram. Após receber a missão da EU, a chanceler Tzipi Livini descartou negociar com o Hamas: “Agimos para mudar uma situação em que o Hamas atinge Israel quando bem entende e Israel se contém. Essa não será mais a equação na região. Quando Israel for atacado, retaliará”. Acusado pela ofensiva, que já matou 541 pessoas – ante 8 israelenses mortos- e destruiu grande parte de sua estrutura de poder em Gaza, o Hamas enviou uma delegação ao Cairo, onde começa hoje a discutir com diplomatas egípcios os termos de um cessar-fogo.


O Globo
"Ação contra a desordem no Rio começa com demolições"
O choque de ordem anunciado pela prefeitura começou ontem pela manhã em oito bairros – do Centro a Madureira, passando pela Barra da Tijuca. Foram apreendidas 50 toneladas de mercadorias, multados 144 veículos - 101 deles em Copacabana - e recolhidos 48 moradores de rua. Num terreno da prefeitura invadido, no Recreio, foram demolidas 34 construções, entre casas, uma igreja e uma cobertura com piscina, sauna e hidromassagem. No local, imóveis eram vendidos por até R$ 100 mil. A operação envolveu duas mil pessoas, entre policiais, guardas e servidores. O secretário de Ordem Urbana, Rodrigo Bethlem, pediu apoio à população. O prefeito Eduardo Paes disse que é trabalho para quatro anos.


O Estado de São Paulo
"Cresce pressão por trégua, mas Israel amplia invasão"
Soldados de Israel combateram militantes do Hamas pela primeira vez na Cidade de Gaza, a capital do território palestino, em meio a uma grande movimentação diplomática com o objetivo de obter um cessar-fogo, após dez dias de ofensiva. Comitivas européias espalharam-se pelas principais capitais do Oriente Médio e sugeriram o envio de observadores para a fronteira, mas Israel rejeitou o apelo, enquanto o Hamas também recusava trégua.
Para os israelenses, o objetivo da ação, que é anular a capacidade do Hamas de lançar foguetes contra Israel, ainda não foi atingido. Desde o início do conflito, morreram 541 palestinos e 5 israelenses. A crise humanitária em Gaza se acentuou de modo dramático. Segundo os palestinos, mais de cem crianças já morreram nos ataques.


Jornal do Brasil
"Choque de ordem derruba 34 imóveis"
A prefeitura e o governo estadual começaram o tratamento de choque contra a desordem do Rio. Destinada a devolver a legalidade ao espaço público, a operação se espalhou do Centro à orla da Zona Sul, da Zona Norte à Oeste. Foram demolidos 34 imóveis ocupados por invasores, devolvidos aos proprietários outros 12 e coletadas 40 toneladas de material irregular em 10 bairros diferentes.
Cerca de 500 agentes de 10 instituições participaram do primeiro dia da operação. Na Lapa, um grupo de trabalho criado pelo prefeito Eduardo Paes vai apresentar, dentro de 30 dias, um projeto de revitalização da área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu