Manchetes do dia

Domingo, 04 / 01 / 2009

Folha de São Paulo
"Prevista para 2010, obra do São Francisco tem trechos parados"
Um ano e meio após seu início, a obra de transposição do rio São Francisco se resume, em determinados trechos, a estacas de madeira que marcam o traçado dos futuros canais.
As obras, de R$ 5 bilhões ao todo, têm dois eixos (norte e leste). Ao longo deles, 1.998 áreas serão desapropriadas, mas as indenizações de 1.509 não foram pagas – 628 proprietários não têm nem títulos de posse. Enquanto isso, os futuros beneficiados convivem com o racionamento de água.Carroças puxadas por jegues levam água barrenta de açudes até os moradores.

O Ministério da Integração Nacional admite atrasos e corre para entregar a maior parte do projeto no prazo. Diz que a construção será acelerada, com a conclusão do eixo leste em outubro de 2010.

O Globo
"Preço de passagem aérea pode cair 30% em 2009"
Os passageiros podem esperar uma queda de 30%, em média, do preço das passagens aéreas a partir de março deste ano, prevêem especialistas em aviação e técnicos do governo. A recessão econômica, com queda na renda das famílias, aliada ao fim de alta estação e à entrada em operação da Azul devem estimular o aumento da concorrência no setor, beneficiando os turistas. No entanto, consumidores que poderiam desfrutar, a partir de janeiro, de descontos de até 20% nas tarifas para Europa e EUA, como determinou a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), aguardam decisão da Justiça ao recurso impetrado pelas empresas nacionais.


O Estado de São Paulo
"Indústria aposta no mercado interno para enfrentar crise"
Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revela que 31% de 137 indústrias voltadas para o mercado interno esperam um cenário melhor para suas vendas pelo menos até maio. Fabricantes de alimentos e bens duráveis básicos, como geladeiras e fogões, apostam no vigor do consumo doméstico. Enquanto isso, só 3% de 68 empresas exportadoras estão otimistas. No total das 1.112 indústrias pesquisadas, 22% demonstram algum otimismo. Para analistas, a desaceleração da economia pode ser atenuada pelo consumo das famílias e do governo, com queda do preço dos alimentos e alta do salário mínimo, ainda que o fantasma do desemprego volte a assombrar o País. “A crise é grave, mas o consumidor brasileiro está firme e forte”, afirma Pedro de Camargo Neto, da associação de produtores de carne suína.


Jornal do Brasil
"Os 100 primeiros dias de Paes"
As primeiras medidas, já anunciadas no dia da posse, deram uma idéia de como será o ritmo da gestão do novo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Mas está no choque de ordem, prometido para os 100 primeiros dias de mandato, a grande esperança dos cariocas. A desordem urbana se combinará com ações nas áreas de educação, saúde e planejamento. Ainda no caderno especial, o que 2009 reserva para o Brasil e o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu