Coluna da Terça-feira

Falando para os cidadãos de Ubatuba

Mauricio Moromizato
Passado o Natal e o Réveillon, com uma parte de Ubatuba a mil, trabalhando na temporada, é hora de voltar ao cotidiano. Não dá para deixar passar o Carnaval, pois quem tem conta para pagar tem que ir à luta.

O título da coluna de hoje está parafraseando o título da coluna do colega de víbora, Renato Nunes, que ontem brilhantemente discorreu sobre a questão do planejamento, aqui em Ubatuba, e apropriadamente nomeou a coluna de “falando para as paredes”, cutucando os cidadãos de Ubatuba, leitores da coluna, de maneira muito apropriada.

Reproduzo aqui, para depois comentar, os três parágrafos iniciais de sua coluna:

“Uma boa técnica para se prever situações futuras é considerar a realidade um processo em permanente transformação. Um dia é diferente do anterior, mas suas raízes estão ali, na véspera. A lógica do dia de hoje está no dia de ontem, e, é claro que a lógica do dia de amanhã estará no dia de hoje. Assim acontece com as semanas, com os meses, anos, séculos, enfim, na história. Ensina-se nas escolas que para entender os acontecimentos históricos buscam-se suas origens. Esse raciocínio vale para todas as áreas das manifestações no planeta. Sejam humanas, animais, vegetais, minerais, geológicas, tudo está em permanente transformação.

Entretanto, essa observação óbvia não trás novidade nenhuma, todos sabem que é assim, só que na prática não se presta muita atenção nisso. Principalmente na administração das cidades.

Naquelas privilegiadas pelo bom senso a previsão do crescimento e a organização física do espaço urbano chama-se planejamento. Assim, a qualidade de vida de amanhã depende da interpretação correta das forças vivas que atuam no município e promovem seu desenvolvimento. São forças econômicas, pressões imobiliárias, de produção industrial, de comércio e uma infinidade de fatores que se interagem, valendo sempre a lei do mais forte e a lei da vantagem. A moderação dessas pressões é o Planejamento. A população no seu sentido geral será sempre a vítima ou a beneficiária das ações ou omissões do planejamento.”

Pois bem, caro leitor, vamos a alguns comentários sobre três situações que estão acontecendo em nossa cidade:

1 – A prefeitura, na véspera da temporada, resolve aumentar o espaço para pedestres do lado direito da Av. Guarani, diminuindo o leito da rua, removendo o espaço para estacionamento em um dos lados da rua. A “obra” foi feita sem transformar o espaço novo em calçada. Foram plantadas árvores e houve protesto dos comerciantes, com os jornais noticiando que os “pedestres aprovaram a medida”, para encobrir a insatisfação e o protesto dos comerciantes locais. Seguindo o raciocínio explicitado pelo Renato Nunes, descrito acima, onde foi discutida a mudança? Com quem foi discutida e baseia-se em qual planejamento? No de turismo, no de trânsito, no de obras ou em nada? Quando as árvores plantadas crescerem, como ficará a visão das ruas e das vitrines? Se for provisória a mudança, por que não tê-la feito antes ou após a temporada, já de maneira definitiva?

2 – O transbordo do lixo que abordei há duas semanas me proporcionou o retorno de muitos leitores, com questionamentos e sugestões. Continua sem manifestações por parte da prefeitura e da imprensa, que publica a lei numa edição com número jamais visto de páginas. Quanto custou para publicar tantas páginas? Quem fará o transbordo? A que preço? Qual o plano para diminuir o volume coletado e transportado? Com que critério foi feito o cálculo do valor para cada imóvel? Um imóvel de temporada, com pouco uso, deve pagar o mesmo que outro, de igual metragem, que produz lixo por todo o ano?

3 – Imprensa noticia que praia de Itamambuca volta a ficar imprópria para banho, com bandeira vermelha da CETESB. O movimento que promoveu os “penicaços” do ano passado, agora convoca para um “penicaço eletrônico”. Fui o sexto a aderir e já há 22 descontentes que aderiram ao chamado. Enquanto isso, a SABESP gasta uma fortuna fazendo propaganda em rede nacional sobre sua eficiência. Isso porque segundo informações, vence esse ano o contrato de exploração do esgoto e da água e se quisermos, podemos trocar de concessionária ou municipalizar os serviços. Dá-lhe promessa de aumentar a oferta de saneamento, querendo fazer que adultos escaldados acreditem em Papai Noel.
Nos três itens acima citados, qualquer leitor pode conferir ou se informar e ter a certeza de que nada melhorará no geral, se não enfrentarmos essas questões, e tantas outras que nos afligem, “tudo ao mesmo tempo, agora”. Mas tem que ser um enfrentamento para o bem, a favor de Ubatuba, de maneira conjunta, coletivamente, conscientizando-nos que nossa casa é o planeta Terra, nossa família é a espécie humana. Portanto, temos que sair da zona de conforto de nossa casa e nossa família, da segurança dos condomínios fechados e vigias particulares, do isolamento das escolas particulares e dos planos de saúde. Temos, todos, que promover a paz, o convívio harmonioso, a tolerância, a solidariedade, a divisão de espaços, a cooperação.

Renato Nunes finalizou seu artigo “falando para as paredes” afirmando: “Que valha a lição. Planejar o desenvolvimento seja do país, do Estado ou de um simples município como o nosso não é coisa para autoritarismos ou auto-suficiências pessoais articuladas com interesses político eleitorais. É exatamente o contrário disso.” Parabéns Renato. Publicamente lhe digo que você não escreveu para as paredes.

Você aí manifeste-se! Venha participar, debater, cobrar, enfim, construir o nosso amanhã, que só terá sentido e valor se for melhor para todos. O planeta necessita, o Brasil merece, Ubatuba vai lhe agradecer e você será mais feliz, vai dormir em paz e no futuro vai olhar seus filhos e netos com a convicção de que fez sua parte.

Ubatuba é nossa, de todos. Planejamento é fundamental. Compromisso com o bem comum é essencial. E as questões todas que nos dizem respeito não serão resolvidas enquanto forem deixadas apenas para os políticos. Participação popular e cidadania é a chave para aperfeiçoar a democracia e melhorar a cidade.

Comentários

Itamambuca disse…
Obrigada, Mauricio, por participar do penicaço Eletrônico contra a poluição das praias de Ubatuba, divulgar a iniciativa e nos alertar sobre as reais intenções da SABESP.
Abraços,
Regina

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu