Coluna da Sexta-feira

Grito ausente

Celso de Almeida Jr.

Posso estar enganado.
Geralmente, estou.
Mas, tenho a impressão de que as mídias eletrônicas ubatubenses estão dinamizando o debate sobre temas importantes para o nosso desenvolvimento.
Esse acervo de documentos e pensamentos arquivados digitalmente, possível de ser acessado em qualquer instante, garante a rápida comparação de idéias, contribuindo para uma reflexão mais embasada.
Os textos em jornal impresso trazem dificuldades para se arquivar. A não ser que você seja um profissional do assunto, a ponto de colecionar artigos, geralmente a possibilidade de consulta veloz é mais difícil.
Na internet, não. Os textos estão digitalizados, organizados. O acesso aos diversos pensamentos torna-se rápido acelerando, também, a revisão de conceitos sobre os temas mais complexos.
Essa ferramenta é especialmente importante para os jovens. Quero ver muitos professores estimulando a juventude a expor o pensamento, as idéias, valendo-se das mídias eletrônicas de Ubatuba.
Nós, adultos, precisamos entender melhor os anseios daqueles que irão garantir o nosso futuro.
Vamos ouvi-los, lê-los, sugerindo o registro de seus sentimentos, aqui e agora.
Sei que muitos já tem os seus blogs, orkuts, etc. Mas eu gostaria de encontrá-los nesse espaço comunitário, tipicamente de adultos. Não tenho a esperança que eles nos leiam. Mas quero que eles saibam que nós os lemos.
Incluí-los digitalmente, portanto, passa a ser o desafio do momento, estimulando o acesso a cultura, ao debate.
Não vamos condená-los pelo uso inadequado da língua. Vamos perdoar os equívocos gramaticais. Devemos minimizar o impacto dos delírios juvenis, afinal, não custa lembrar que já vivemos essa fase adorável. Temos que aceitar as suas críticas ácidas, com aquela arrogância típica dos destemidos.
São eles, com a energia do entusiasmo, que podem contribuir para a velocidade das mudanças necessárias.
Ao trabalho, professores e editores virtuais!
Conclamem a garotada.
Vamos ouvi-los berrar.

Comentários

Anônimo disse…
Grito "mudo"


Permita-me apenas uma correção. Não se trata de arrogância de destemidos. E sim da covardia dos que se aliam aos poderosos apenas para uma tranqüila acomodação junto ao saco escrotal. Ou ainda pior, daqueles que são obrigados a se calar para não serem perseguidos por uma administração nefasta, cheia de vícios e rancores. Como citou a possibilidade da pesquisa rápida e dinâmica que a internet propicia, busque aqui mesmo neste blog pelas definições dadas ao comunismo pelo editor e escritor de província Sidney Borges, que afirma que Comunistas é que gostam de ditadura ou ainda que no comunismo o povo não pode criticar o governo. Caro colunista, aqui em Ubatuba, já vivemos em uma ditadura comunista. Ela está aí,para quem quiser ver. Quer mais exemplos?

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu