Teatrinho em um ato

Letras ensandecidas

Por Sidney Borges

Médico
Você está bem doutor Padilha, a pressão está ótima e o coração parece de menino. O peso está um pouco acima. Vai ter que cortar doces e massas.

Padilha
Claro meu caro Antonio Alberto, sempre confiei na tua capacidade. Desde que você foi meu calouro na faculdade. Corto tudo o que você pedir. Menos as volachas.

Médico
Volachas? O que é isso?

Padilha
Volachas eu não sei. Porque você pergunta de volachas? Eu disse que você pode pedir para eu parar de comer qualquer coisa, menos volachas. Fui claro? Adoro volachas.

Médico
Padilha eu disse bolachas, sinônimo de biscoitos. Você pode comer duas por dia e nada mais.

Padilha
Sinto no ar que você tem sérios problemas de discriminação auditiva. Eu disse volacha e você fica falando em volacha e viscoito. Melhor parar com isso, está ficando tarde.

Médico
Está bem, de agora em diante duas bolachas de água e sal por dia e nada mais.

Padilha
Engrossou de vez. Pra mim volacha é só de vaizena, o resto é imitação. Água e sal é pra acompanhar chá no hospital. Também pode ser varia, que é parecida com a de vaizena mas é redonda.

Médico
Certo Padilha, melhor colocar por escrito. Aqui está a receita. Passe bem, voltamos a falar em um mês. Quero ver você com cinco quilos menos.

Mulher do Padilha (Laura Jane)
Meu bem o que é volacha varia que você pode comer duas por dia?

Padilha
Volacha varia? De onde você tirou isso?

Mulher do Padilha (Laura Jane)
Da receita do médico. Você esqueceu em cima da cama.

Padilha
Deixe-me ver. Querida! O Antonio Alberto não está bem. Acho que ele quis escrever volacha varia e escreveu volacha varia.

Mulher do Padilha (Laura Jane)
Não estou entendendo Padilha. Ele queria escrever volacha varia e escreveu volacha varia. Isso é não estar bem? O que vem a ser volacha varia, você ainda não me respondeu.

Padilha
Agora é você que não está entendendo querida. Leia novamente, ou melhor, vamos ler juntos. Olhe só: volachas do tipo varia – duas ao dia. Está vendo está escrito volachas varia. Acredite no que vou dizer, ele não queria escrever isso, eu disse pra ele que gostava de volachas varia. Ele entendeu perfeitamente e na hora de escrever escreveu volachas varia. Se isso não te parece um problema, cara mulher, então são dois a ter problemas. Antonio Alberto e você.

Mulher do Padilha (Laura Jane)
Bem, melhor deixar pra lá, vai ver que não estou entendendo mesmo. Vou ao super-mercado, alguma encomenda?

Padilha
Traga três pacotes de volachas varia.

Mulher do Padilha (Laura Jane)
O que é isso?

Padilha
Volacha, aquela massa que parece pão, que a Maria Antonieta queria que o povo comesse e acabou perdendo a cabeça.

Mulher do Padilha (Laura Jane)
Brioches? Você quer três pacotes de brioches?

Padilha
Nada de vrioches, eu quero volachas, ou se você preferir, viscoitos. Deixa pra lá, eu mesmo vou comprar.

Meia hora depois:

Padilha
Veja Laura Jane, você queria saber o que é volacha varia? Isso é um pacote de volacha varia.

Mulher do Padilha (Laura Jane)
Ahhh! Agora entendi. Volacha varia é bolacha maria. Que confusão por nada, você está trocando o b pelo v Padilha, seu pai teve isso, só que ele trocava o p pelo b.

Padilha
Pobre papai. Morreu na explosão da pomba. Laura Jane esse vestido fica bem em você, realça a tua vunda.

Pano rápido.

Comentários

Anônimo disse…
Isso me lembra uma piada infame da infância ou uma piada da infância infame:

Manuel e seu filho Joaquim, ambos eslovacos, estão dentro do carro, parados no sinal.

Abre o sinal e Joaquim fala:

- Avança, papai!

Manuel responde:

- Deus te aVençoe, meu filho!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu