Manchetes do dia

Terça-feira, 30 / 12 / 2008

Folha de São Paulo
"Israel se declara em "guerra total"
No terceiro dia do maior ataque aéreo já lançado contra alvos palestinos, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse que o país está em “guerra total” com o grupo Hamas, que controla a faixa de Gaza, e confirmou que uma ação por terra poderá ser o próximo passo. Enquanto a aviação continuava a bombardear bases do Hamas, elevando o total de mortos a mais de 360 (60 civis, estima a ONU) em Gaza, militantes islâmicos respondiam com dezenas de foguetes, que mataram três. Entre outros locais, Israel atacou a Universidade Islâmica e o Ministério do Interior. O Hamas reiterou que não aceitará novas condições para um cessar-fogo. Em diversos países árabes houve protestos contra o ofensiva de Israel e a suposta conivência de Egito e Jordânia com o país vizinho. Marco Aurélio Garcia, assessor do presidente Lula, disse que o ataque a Gaza é uma “brutalidade”.


O Globo
"Israel decreta guerra total; ataques já mataram 350"
No terceiro dia de ataques israelenses à Faixa de Gaza que já mataram 350 palestinos e feriram cerca de 1.400, o ministro da Defesa, Ehud Barak, declarou a área da fronteira entre Israel e Gaza como zona militar fechada e garantiu que seu país está em guerra total contra o Hamas, que governa a região. Jornalistas estrangeiros estão impedidos de entrar em Gaza.
Centenas de tanques e peças de artilharia foram posicionados à espera da ordem para uma invasão terrestre, e aviões e navios de guerra intensificaram os bombardeios, destruindo o Ministério do Interior e casas próximas à residência do premier palestino, Ismail Haniyeh. Entre os mortos, 62 são civis, dos quais 21 crianças . Como cinco irmãs, entre 4 e 17 anos, atingidas m casa. Moradores de Gaza estão sitiados em suas casas numa região que, por si só, já é considerada uma gigantesca prisão.
A incapacidade de lidar com o grande número de feridos e a escassez de alimentos, medicamentos e combustível agravaram ainda mais a situação em Gaza. Ontem, Israel abriu parcialmente dois terminais para permitir a entrada de ajuda. Do lado israelense da fronteira, três pessoas morreram e meio milhão de civis tiveram que se refugiar em abrigos.


O Estado de São Paulo
"Israel avança em 'guerra aberta' contra o Hamas"
O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse que o país está em "guerra aberta" contra o Hamas na Faixa de Gaza, no terceiro dia de ofensiva que já matou mais de 350 palestinos - dos quais quase 60 civis, segundo a ONU. Barak disse que Israel usará "todos os meios" para reduzir a capacidade do movimento islâmico palestino de lançar foguetes contra o país, motivo alegado pelos israelenses para sua ação. O Hamas disparou ontem mais de 80 foguetes e morteiros contra Israel, matando três pessoas. Já Israel atacou prédios administrativos do grupo palestino. As bombas mataram quatro irmãs, com idade entre 1 e 12 anos, em Jabaliyah. Outras duas crianças foram mortas em Rafah, próximo do Egito. "Só estamos no começo da batalha. O mais difícil está por chegar e é preciso prepara-se para isso", afirmou o general israelense Dan Harel, referindo-se a uma eventual ofensiva terrestre. A região ao redor de Gaza foi declarada por Israel "zona militar fechada" e analistas militares consideram a invasão inevitável.


Jornal do Brasil
"Estradas matam 180% a mais no feriadão"
O número de mortos em acidentes nas estradas do Rio de Janeiro praticamente triplicou no feriado de Natal deste ano, se comparado com 2007. Foram 14 óbitos, contra cinco no ano passado. Os acidentes também cresceram: de 245 em 2007 para 273 em 2008. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal, que credita a estatística às chuvas intensas em várias regiões do estado e à imprudência dos motoristas. Os números reforçam a atenção dos policiais na segunda fase da Operação Fim de Ano, que termina no domingo. O Departamento de Estradas de Rodagem promete reparar as vias danificadas pelas chuvas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu