Manchetes do dia

Quinta-feira, 04 / 12 / 2008

Folha de São Paulo
"Para governo e indústria, desemprego vai crescer"
No mesmo dia em que a Vale anunciou a demissão de 1.300 funcionário em todo o mundo, o governo federal e a indústria fizeram previsões pessimistas para a economia no inicio de 2009. Conhecido pelo discurso otimista, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) prevê alta do desemprego no primeiro trimestre do ano que vem. Em entrevista a Julianna Sofia, ele disse que só a queda no juro atenuaria a crise. “O primeiro trimestre será brabo. Já estamos fazendo o que pode ser feito. Mas só a redução dos juros pode mudar o quadro, mais por efeito psicológico”, afirmou Lupi, para quem a criação recorde de vagas deste ano não se repetirá em 2009. A Abimaq, que reúne os fabricantes de máquinas e equipamentos, prevê uma "carnificina" no empregos depois das festas de fim de ano, segundo seu vice-presidente, Carlos Pastoriza. Em outubro, o nível de atividade do setor caiu 10,3%. As associação cobra do governo ações para "compensar" a crise como postergação do pagamento de tributos, juro menor a medidas para que os bancos privados voltem a ofertar crédito. Na Vale, além dos 1300 demitidos (20% deles em Minas), 5.550 dos 62.000 funcionários ficarão em férias coletivas até fevereiro. Segundo a companhia, os cortes são uma "adaptação" à demanda menor.


O Globo
"Governo prepara medidas contra onda de demissões"
Numa tentativa de evitar os efeitos de demissões nas empresas, o governo está preparando medidas para manter a economia aquecida. Uma das opções é reduzir Impostos sobre lucro e produção das companhias. Outra alternativa é baixar alíquota de Imposto sobre Operações Financeiras (I0F) em financiamentos de alguns produtos com venda parcelada. O governo está mirando 20 setores com maior risco de desaceleração. Poderá também aumentar de cinco para 10 o número de parcelas do seguro-desemprego, Pelo menos 121.500 trabalhadores de vários setores devem entrar em férias coletivas neste fim de ano. A Vale vai demitir 1.300.


O Estado de São Paulo
"Câmara livra Paulinho e PF indicia mulher do deputado"
O Conselho de Ética da Câmara derrubou ontem parecer que acusava o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), de se beneficiar de desvio de verbas do BNDES. No mesmo caso, porém, a mulher de Paulinho, Elza Pereira, foi indiciada pela Polícia Federal sob acusação de lavagem de dinheiro, relata o repórter Fausto Macedo. Na Câmara, o deputado escapou da cassaçâo por 10 a 4. "O conselho fez justiça", festejou Paulinho. Dois inquéritos contra o deputado ainda correm no STF, o que trata do desvio do BNDES e outro sobre irregularidades no uso de recursos do FAT destinados à Força Sindical.


Jornal do Brasil
"Rio perde corrida contra a dengue"
As últimas duas semanas registraram no estado uma alternância de sol e chuva que compôs o ambiente ideal para a proliferação da dengue: o maior volume pluviométrico em sete anos, intercalado com calor de até 35 graus. Os níveis de infestação do mosquito que transmite a doença já são preocupantes em várias regiões, em especial na Zona Norte do Rio. Mas o combate nessas áreas, que deveria ter-se iniciado esta semana, foi adiado devido a problemas na empresa responsável pela entrega de 4 mil kits com larvicidas. Pior: os 620 militares
convocados pelo governo federal para atuar contra a dengue nem sequer estão treinados. Parte deles iniciará o treinamento somente na próxima segunda-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu