Coluna de Domingo

Ano Novo, Vida Nova. Um desafio ao Dr. Percy

Rui Grilo
O final do ano e o período de festas também é um período de balanço do ano que finda e perspectivas para o ano que chega. Eu me lembro que, em 98, após uma cirurgia de safena, o médico me disse que, se fechasse a boca, ainda teria uns dez anos de vida. No começo de 2008 fiz uma recauchutagem e consegui adiar o encontro com São Pedro. Cada dia a mais é lucro.

Como grandes frustrações, entre outras, aponto quatro:

1) A sangria que a cidade vai sofrer com o transbordo do lixo para Tremembé pela falta da implantação de uma coleta seletiva eficiente e que poderia gerar empregos;
2) A não eleição de um candidato que poderia trazer uma nova perspectiva para a cidade, focada nas prioridades indicadas pela população e em um planejamento sério de medidas a curto, médio e longo prazo;
3) A continuidade de grandes áreas congeladas no município e sem perspectiva de solução, colocando a vida de pessoas em compasso de espera;
4) A eliminação da oposição dentro do Legislativo, o que dificultará muito mais o controle de gastos e de abuso de poder por parte do Executivo.

No entanto, houve uma série de pequenas coisas positivas, como um movimento de formigas em constante trabalho, não só em Ubatuba mas em todo o Brasil. Quem duvida disso procure assistir o programa AÇÃO, apresentado por Serginho Groisman, aos sábados, às 7h e 30 minutos na Globo. Nas emissoras públicas também há o “Balanço Social”, que cobre interessantes iniciativas para a melhoria da qualidade de vida.

Em janeiro, o Movimento UBATUBA EM REDE conseguiu fazer um minifórum social para dar visibilidade às iniciativas locais que indicam a possibilidade de que “um outro mundo é possível” e, ao mesmo tempo, ampliar a divulgação do Fórum Social Mundial, esse amplo movimento capitaneado pelo Brasil, cujos participantes se recusam a ter seus destinos decididos pelo Grupo dos Oito, que se reúne em Davos, na Suíça.

Em julho, fizemos o Mutirão por Uma Cultura de Paz, com o mesmo espírito do fórum realizado em janeiro. Como saldo dessa atividade tivemos o fortalecimento das entidades, o planejamento de atividades coletivas em áreas abertas de circulação pública e a integração dos jovens, abrindo espaços de protagonismo e de visibilidade. Foi muito gratificante ver o grau de evolução das bandas que participaram nos dois eventos.

Como resultado do congelamento e da ameaça de demolição de muitos lares, houve a articulação de um movimento de moradia e maior participação na elaboração do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo.

A tentativa de implantação de leis sem a participação da população teve como resposta a mobilização de vários setores da população, como no caso da implantação da Área de Preservação Ambiental Marítima.

A poluição de Itamambuca, um dos nossos maiores e mais conhecidos símbolos, levou a deflagração de protestos e de denúncias pela tv, rádios e jornais. Como fruto dessa mobilização, a SABESP e as autoridades competentes foram obrigadas a apresentar um plano de obras para resolver ou minimizar a situação.

Talvez Ubatuba nunca tenha visto tamanha manifestação de desagrado da população como as que aconteceram após a divulgação do resultado das eleições. Levando-se em consideração a desigualdade de condições financeiras, a oposição não teve uma derrota porque teve mais de 60% dos votos, e o reeleito, apenas 34,27 % dos votos.

Como continuidade dessa ação houve a manifestação do Clodovil no plenário da Câmara Municipal, a organização do Fórum Permanente de Proteção à Cidade e a realização do debate com a AMARRIBO – Amigos Associados de Ribeirão Bonito, e a ampla distribuição do livro “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”, livro esse que já está na 4ª edição, com uma tiragem total de mais de 140 mil exemplares.

Outra iniciativa positiva foi a realização de palestras pelo Dr. Percy José Esteve Kluster, Promotor da Infância e da Juventude, em escolas estaduais, com o objetivo de fortalecer as parcerias entre a escola e a família para diminuir o índice de violência nas escolas e melhoria do desempenho escolar. Essa iniciativa deve continuar, pois agora tem como um novo instrumento o Plano de Mobilização de Agentes Mobilizadores de Igrejas Cristãs pela Educação, uma parceria que envolve o Ministério de Educação e Cultura, o Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) e a ong TODOS PELA EDUCAÇÃO. Essa parceria poderá ampliar o raio e os resultados dessa ação. Como o nosso digníssimo Promotor já teve essa iniciativa, convidamos Vossa Excelência a colaborar na organização.

Para iniciar esse Plano, o MEC convidou alguns representantes de Ubatuba para dar início ao processo no município e se comprometeu a realizar uma oficina para o Litoral Norte, desde que haja um número de 60 pessoas inscritas. Como a solução dos problemas educacionais é de máxima urgência e de responsabilidade de toda a sociedade, estendemos o convite aos Conselhos Tutelares, ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, à Pastoral da Criança, autoridades educacionais e pessoas interessadas.

Uma outra iniciativa e que complementará a anterior é o desenvolvimento do PROJETO CRIANÇA E CONSUMO, de iniciativa do Instituto Alana, que, a nosso convite esteve aqui em Ubatuba, tendo disponibilizado vários materiais, inclusive um dvd, onde vários profissionais, crianças e pais conduzem-nos a refletir sobre o assunto. O dvd poderá ser reproduzido para possibilitar o acesso a um público cada vez mais amplo.

Como se vê, foi um ano de muito trabalho e de muita esperança. Esperamos que em 2009 mais gente venha se juntar a nós para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e com melhor qualidade de vida. Para isso podemos começar adotando a política dos 3 R:

REDUZIR o consumo, RECICLAR e REUTILIZAR.

Bom Natal a todos .

Comentários

Anônimo disse…
Caro Editor,

Lendo esse artigo, não posso deixar de apontar as ideias preconcebidas do seu articulador, que na verdade ainda esperneia...como um derrotado inconformado, querendo, porque queria que seu candidato petista governasse nosso Município. De resto é fato consumado. Pode protestar, gritar, lamentar, escrever "nonsense" que nada adiantará. A única verdade verdadeira é que nunca antes tivemos um Promotor de Justiça tão atuante, justo e sábio como o Dr. Percy.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu