Opinião

Chávez, o democrata

Editorial do Estadão
A pouco mais de 10 dias das eleições regionais, o caudilho Hugo Chávez dá novas mostras de que pretende colocar nos 22 cargos de governadores e 338 de prefeitos em disputa os candidatos de seu Partido Socialista Unidos da Venezuela (PSUV), custe o que custar. As pesquisas de opinião mostram que a oposição pode vencer em 8 Estados, e isso é inadmissível para Chávez. Ele precisa controlar todos os Estados para poder retomar o seu projeto de dotar a Venezuela de uma constituição socialista, tornando-se, por lei, ditador vitalício.

Para atingir esse objetivo, utiliza todos os meios à sua disposição, não economizando dinheiro, quando é possível comprar consciências e votos, e muito menos ameaças e a força física de seus prepostos, quando é o caso. Esse processo de fraude eleitoral começou há meses, quando a Controladoria-Geral, sob seu controle, declarou a inelegibilidade de mais de 280 candidatos da oposição que tinham boa aceitação ante o eleitorado.

Desde que se iniciou a campanha eleitoral, Hugo Chávez usa o seu programa semanal de rádio e televisão para ameaçar abertamente os candidatos da oposição e os eleitores independentes. Esta semana, um alto dirigente do PSUV anunciou que as "patrulhas" e os "batalhões" bolivarianos - milícias a serviço de Hugo Chávez - começarão a visitar os eleitores, "casa por casa", para entregar-lhes santinhos com os nomes dos candidatos do partido. Não é necessário dizer que esta será uma operação de intimidação dos eleitores. Mussolini usava método parecido, convencendo os recalcitrantes a golpes de porrete e goles de óleo de rícino.

Mas Chávez também usa métodos mais suaves para obter os resultados eleitorais que deseja. Nos seus programas eleitorais, ele tem feito a propaganda de seus candidatos preferidos, embora isso seja proibido por lei. E, no dia 26 passado, o Conselho Nacional Eleitoral - que ele controla, como a todas as instituições venezuelanas - realizou uma votação simulada em todo o país, a pretexto de verificar o funcionamento das máquinas eletrônicas e de ensinar os eleitores a utilizá-las. Ao PSVU foram distribuídas, com grande antecipação e em quantidades generosas, as cédulas que seriam usadas nos testes. Os partidos de oposição receberam pequenas quantidades de cédulas na véspera da votação simulada.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu