Manchetes do dia

Sexta-feira, 28 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"Índia ataca terroristas e solta reféns"
Após mais de 24 horas de conflito com os extremistas que atacaram anteontem diversos pontos de Mumbai, o Exército indiano invadiu o hotel Taj Mahal e libertou reféns. Ao menos 125 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas. Ontem os militares tomaram vários prédios dominados pelos radicais. Três criminosos foram presos no Taj Mahal, um escapou ferido e outros foram mortos. No hotel Oberoi, o confronto prosseguia, com mais de cem pessoas retidas no local. Havia reféns ainda num centro judaico.
Os terroristas detidos pela polícia faziam parte de um grupo de origem paquistanesa que em 2001 atacou o Parlamento indiano. As autoridades indianas acreditam que os “Mujahedin de Deccan”, que reivindicam os ataques, sejam fachada de outros grupos. “Vamos deixar bem claro para nossos vizinhos que o uso do território deles para lançar ataques contra nós não será tolerado”, afirmou o premiê indiano Manmohah Singh em acusação pouco velada ao vizinho Paquistão, cujo governo negou envolvimento.


O Globo
"Socorro da Caixa à Petrobras põe as duas estatais em xeque"
O empréstimo de R$ 2 bilhões da Caixa Econômica à Petrobras, em 31 de outubro, põe em xeque as duas empresas. Diante da dificuldade de tomar dinheiro no mercado por causa da crise financeira internacional, a companhia recorreu à CEF para honrar pagamento de impostos. Mas o crédito foge aos padrões da Caixa, tradicionalmente voltada para habitação e saneamento. Num só dia, ela liberou para a Petrobras praticamente o mesmo valor emprestado a empresas privadas entre julho e setembro.
Ontem, o Senado aprovou requerimento para que os presidentes de Petrobras, CEF, Banco do Brasil e Banco Central prestem esclarecimentos. Eles querem saber se a maior compa­nhia do pais está em dificuldades financeiras. A partir da operação com a Petrobras, a Caixa diz que estudará pedidos de empréstimo para companhias dos setores automotivo e de alimentos, Ontem, as ações da Petrobras caíram 2,77%.


O Estado de São Paulo
"Governo negocia mudança nas regras da aposentadoria"
O governo admite, pela primeira vez, negociar o fim do fator previdenciário - que reduz o valor da aposentadoria quanto mais jovem for o segurado - em troca da exigência de idade mínima nas aposentadorias. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que o Planalto quer adotar um limite de idade compatível com a expectativa de vida do brasileiro, que vem crescendo.
Outra proposta visa a substituir projetos que reajustam as aposentadorias do INSS por um programa de recuperação de benefícios de valor mais baixo. O governo teme o efeito dos projetos, todos do senador Paulo Paim (PT-RS), sobre o caixa da Previdência. Após acerto em jantar com o presidente Lula, representantes das centrais sindicais vão discutir o assunto com o ministro José Pimentel (Previdência) no dia 4 .


Jornal do Brasil
"Toque de recolher e Força Nacional contra saques"
Em Itajaí, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes em Santa Catarina, a Polícia Militar anunciou toque de recolher e vai controlar a circulação de pessoas ao anoitecer. Cerca de 150 homens da Força Nacional estão prontos para ir ao estado. As medidas visam a garantir segurança e evitar saques na região, onde já houve 99 mortes. A Caixa anunciou liberação de R$ 1,5 bilhão para financiar a reconstrução de casas e comércio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu