Manchetes do dia

Sábado, 15 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"Zona do euro já está em recessão"
A zona do euro entrou oficialmente em recessão pela primeira vez desde a adoção da moeda, em 1999. O PIB médio dos 15 países da região caiu 0,2% no terceiro trimestre, resultado igual ao do período anterior. Tecnicamente, há recessão quando a economia recua por dois trimestres seguidos. O mau desempenho foi puxado pela recessão na Alemanha, maior economia européia.


O Globo
"Suspeito de grampo é da Abin"
O autor do grampo das conversas telefônicas entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), segundo investigações da comissão de sindicância do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), é o presidente da Associação dos Servidores da Abin (Asbin), Nery Kluwe. A revelação teria sido feita pelo general Jorge Félix, ministro-chefe do CGI, em reunião com servidores da agência na quinta-feira (13). Em nota, o órgão nega que Kluwe ou qualquer outra pessoa tenha sido apontada como autora dos grampos. Ouvido pela reportagem, o servidor, que possui alto prestígio político, negou ter feito a escuta telefônica.


O Estado de São Paulo
"G-20 estuda criar grupo para vigiar grandes bancos"
Para combater a crise mundial, líderes reunidos na cúpula do G-20 devem propor hoje maior coordenação entre os órgãos reguladores de cada país, uniformização de regras contábeis, supervisão de fundos hedge e de agências de classificação de risco, regras para remuneração de executivos e maior poder para o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Mesmo sem a presença do presidente eleito Barack Obama, os líderes devem conseguir ao menos chegar aos pontos básicos de um plano de resgate da economia mundial", diz uma fonte que acompanha as negociações. Diplomatas e economistas passaram o dia costurando os últimos ajustes para o comunicado do G-20. Tudo indicava que haveria consenso em relação à criação de um colegiado para supervisionar os 30 maiores bancos transnacionais (incluindo o Itaú-Unibanco e o Bradesco), idéia lançada pelo primeiro-ministro britânico Gordon Brown.


Jornal do Brasil
"Economia européia cai e preocupa Brasil"
A confirmação de recessão na Zona do Euro é motivo de preocupação para Brasil, pois trata-se do segundo maior mercado exportador do país. Especialistas prevêem impactos mais fortes na economia nacional no início do próximo ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu