Manchetes do dia

Sexta-feira, 14 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"Indústria fecha vagas e inadimplência cresce"
A crise financeira já começou a provocar demissões na indústria paulista e a elevar a inadimplência. O nível de emprego industrial recuou 0,41% em outubro, segundo a Fiesp. É a primeira retração do mês em cinco anos. Foram fechados 10 mil postos de trabalho em outubro, mês em que as indústrias costumam aumentar as contratações para atender às encomendas de Natal. Em Setembro, o emprego havia crescido 0,48%. Para a Fiesp, a redução de vagas no mês passado foi atípica e sinaliza uma confiança menor do empresariado. Já de acordo com a Serasa, a inadimplência da pessoa física cresceu em outubro 4,9% sobre o mês anterior. Segundo o Procon de São Paulo, os juros do cheque especial e dos empréstimos pessoais atingiram o maior patamar desde 2003. Para o órgão, os dados refletem a escassez de crédito.


O Globo
"Senado já ameaça devolver MP que perdoa filantrópicas"
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), advertiu ontem o governo de que vai trabalhar para impedir a tramitação da MP da Filantropia, pela qual o presidente Lula concedeu anistia a entidades sob investigação por irregularidades, se ela não for retirada ou modificada. "Esta MP está sendo muito questionada pelas mais diversas vozes, dos mais diversos segmentos da sociedade. Não há clareza sobre a renúncia fiscal", disse Garibaldi, endossando críticas de líderes da oposição. Diante da polêmica, o governo já age para amenizar o forte desgaste político e impedir que a MP seja rejeitada. A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Arlete Sampaio, disse que o governo aceita rever o texto da MP para não anistiar entidades suspeitas de irregularidades.


O Estado de São Paulo
"Perícia aponta falhas de TAM, piloto, pista e Anac em acidente"
O Instituto de Criminalística de São Paulo finalizou o laudo sobre o acidente com o Airbus A320 da TAM, que deixou 199 mortos em julho de 2007 em Congonhas, informam os repórteres Bruno Tavares e José Dacauaziliquá. Após 16 meses de investigação, os peritos concluíram que houve falhas da Anac, da Infraero, da TAM, dos pilotos e da fabricante do avião. O parecer será enviado a Polícia Civil, que apontará os responsáveis, remetendo o inquérito ao Ministério Público. Os citados devem ser acusados de atentado à segurança de transporte aéreo. Por causa das mortes, a pena é equiparada à do homicídio culposo (1 a 8 anos de detenção). A punição pode ser maior, porque houve mais uma vítima numa mesma ação.


Jornal do Brasil
"Dengue volta a matar"
Mãe de um menino de 4 anos, a balconista e estudante de Nova Iguaçu Daniela de Souza dos Santos, de 22 anos, morreu no Hospital Getúlio Vargas sob diagnóstico de dengue hemorrágica. A doença causou 181 mortes no Rio no começo do ano. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o governador Sérgio Cabral anunciaram uma força-tarefa federal, estadual e municipal para prevenir nova epidemia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu