Manchetes do dia

Terça-feira, 11 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"Escassez de crédito deve continuar, dizem bancos"
O presidente da Federação Brasileira dos Bancos, Fábio Barbosa, disse em entrevista a Sheila d’Amorim que o dinheiro em circulação na economia não bastará para atender à demanda das empresas por crédito. Mesmo com o governo liberando R$ 100 bilhões em recursos captados pelos bancos que estavam parados no Banco Central, Barbosa acha que “sensação de paralisação” continuará, reduzindo o crescimento. Segundo o presidente da Febraban, a falta de crédito em dólar está pressionando a demanda: “Por definição mesmo, não tem [reais], e o que tem é limitado”. Ele nega que os bancos estejam “escondendo dinheiro”. Reunido no Brasil com outros presidentes de BC’s, Henrique Meirelles contestou as declarações dos ministros da Fazenda do G20 e disse que corte de juros contra a crise não é uma questão fechada.


O Globo
"Obama dá primeiro passo para fechar Guantánamo"
O presidente eleito Barack Obama já prepara a transferência de centenas de presos de Guantánamo, em Cuba, para os Estados Unidos, onde poderiam ser julgados pela Justiça comum ou enfrentar tribunais especiais para casos de terror. A medida abre caminho para a concretização de uma de suas promessas: o fechamento de Guantánamo, que ele já descreveu, jun­to com as prisões secre­tas da CIA, como “um capítulo triste na História americana”. O plano de Obama representa uma mudança radical em relação ao governo Bush, que se opõe firmemente a trazer réus aos EUA. Cinco ONGs, entre as quais a Anistia Internacional, pediram que os governos europeus ajudem Obama a fechar a prisão, que tem 255 detentos.


O Estado de São Paulo
"Para BC, aos poucos crédito é retomado"
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que está ocorrendo um “gradativo” retorno do crédito em razão das medidas do governo, como a liberação dos depósitos compulsórios e a venda de dólares. Segundo economistas de bancos, empresários já começam a retomar alguns projetos de investimento, porque avaliam que os efeitos da crise estejam passando. Para representantes de cerca de 40 bancos centrais do mundo reunidos em São Paulo, no entanto, a economia vai ter recuo “substancial” em 2009. Meirelles disse acreditar que "os emergentes continuarão a crescer, mas a taxas menores”. Outro consenso do encontro é que o mercado melhorou, mas ainda está longe do normal. Para Meirelles, a tomada de atitudes anticíclicas depende da situação de cada país.


Jornal do Brasil
"Inflação acelera e BC avisa que vai manter juros"
Três indicadores registram ritmo acelerado: o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice de Preços no Atacado (IPA). Apesar da tendência, o mercado aposta no cumprimento da meta do ano. E o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, avisa: não mexe na política monetária. Ou seja, os juros ficam onde estão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu