Manchetes do dia

Terça-feira, 04 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"Fusão de Itaú com Unibanco cria o maior banco do Brasil"
Em meio à crise no setor bancário global, dois dos maiores bancos privados nacionais, o Itaú e o Unibanco, anunciaram sua fusão por meio de troca de ações criando o maior banco brasileiro e o 17º do mundo. Em valores de mercado, o negócio é de R$ 108,747 bilhões . A nova empresa, Itaú Unibanco S/A, vai ser controlada por uma holding com participação dividida igualmente entre os dois. Roberto Setubal (Itaú) presidirá o novo banco, e Pedro Moreira Salles (Unibanco )será o presidente do conselho. Os executivos afirmaram que o anúncio marcava a aparição de um "competidor global", e que a crise ajudara a acelerar o negócio. Segundo eles, não haverá fechamento de agências ou cortes . O Itaú tem cerca de 69 mil funcionários, e o Unibanco, aproximadamente 35 mil; ambos são administrados por famílias de banqueiros tradicionais.


O Globo
"Itaú e Unibanco se fundem e iniciam expansão no exterior"
Em meio à maior crise financeira internacional das últimas décadas, a fusão entre o "banco que nem parece banco" (Unibanco) e o banco "feito para você" (Itaú) caiu ontem de manhã cedo como uma bomba no mercado brasileiro. Fruto de conversas sigilosas iniciadas por Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles há 15 meses, desde que o gigante internacional Santander entrou no Brasil, a negociação se acelerou na última semana, quando a crise atingiu com mais força as empresas nacionais. Mas os executivos das duas instituições só foram convocados para dar forma ao novo banco na última sexta-feira. O novo Itaú-Unibanco destrona o Bradesco como maior banco privado nacional e também o Banco do Brasil no ranking geral do país, num momento em que o Palácio do Planalto tenta induzir um crescimento artificial do banco estatal por meio da MP 443. O presidente Lula foi avisado pelos banqueiros no domingo em encontro na Base Aérea de Congonhas. Na divisão das novas funções, Roberto Setubal será o presidente executivo e Pedro Moreira Salles será o presidirá o Conselho de Administração. "A partir de agora, eu acho, ele vai executar", brincou Moreira Salles. "A crise criou uma enorme oportunidade", disse Setubal. Na prática, o mercado viu a operação como uma compra do Unibanco pelo Itaú, que terá 66% do novo Itaú-Unibanco; os controladores do Unibanco terão 33%. As ações do Itaú fecharam em alta de 16,32% e os papéis do Unibanco subiram 8,95%.


O Estado de São Paulo
"Competição estrangeira e crise levam Itaú e Unibanco à fusão"
Os bancos Itaú e Unibanco anunciaram ontem a fusão de suas atividades, criando o maior banco do Hemisfério Sul e o 17º maior do mundo. A empresa resultante da união terá ativos totais de US$ 575 bilhões. Roberto Setubal, do Itaú, será o presidente do novo banco. Pedro Moreira Salles, do Unibanco, vai comandar o Conselho de Administração. As negociações entre os dois foram abertas há 15 meses, quando o espanhol Santander comprou o holandês ABN Amro. Foram apressadas pelo agravamento da crise financeira internacional. O anúncio da fusão deve provocar movimentação dos principais concorrentes. O Bradesco, que até então liderava o ranking dos bancos privados do País, deve ir às compras. Entre as instituições apontadas como atraentes para o Bradesco está o Banco Votorantim. Já o Banco do Brasil deve acelerar os entendimentos para a compra da Nossa Caixa, do Banco de Brasília (BRB) e do Banco do Estado do Piauí (BEP).


Jornal do Brasil
"Nasce um gigante das finanças"
A fusão do Itaú com o Unibanco, anunciada ontem após 15 meses de negociação, cria o maior conglomerado financeiro privado do Hemisfério Sul e um dos 20 maiores do mundo. A meta é ser um competidor global em cinco anos. Segundo os presidentes, nada muda para os clientes no momento. Demissões de funcionários e fechamento de agências também são descartados. Para os executivos, a crise acelerou, mas não motivou a operação. O mercado reagiu bem à notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?