Acontece em Ubatuba

Greenpeace participa de debate sobre a criação de áreas marinhas protegidas em Ubatuba nesta sexta-feira (28/11)

Evento será realizado em parceria com a Sala Verde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Associação de Pescadores Enseada e Coletivo Ambientalista de Ubatuba

Divulgação

São Paulo, 17 de novembro de 2008 – Entidades ambientalistas se reúnem nesta sexta-feira (28/11) em Ubatuba para discutir a criação de áreas protegidas como ferramenta para a conservação dos mares e recuperação do bioma marinho.
Um dos assuntos mais polêmicos em debate será a grande resistência das comunidades costeiras à recente iniciativa do governo do Estado de criar três grandes áreas protegidas no litoral norte de São Paulo.

“A proposta desse evento é discutir com as lideranças locais mecanismos de participação e mobilização popular porque a atuação das comunidades e sociedade civil é fundamental para a efetivação das áreas marinhas protegidas”, afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de oceanos do Greenpeace no Brasil. Para Peter Santos Németh, da Associação de Pescadores Enseada, as áreas marinhas protegidas são fundamentais para a sobrevivência das comunidades tradicionais costeiras. “As comunidades dependem da preservação dos oceanos para tirar seu sustento, e essas pessoas, por sua vez, têm um papel importante na conservação dos mares”, diz.

Além dos representes do Greenpeace e da Associação de Pescadores, participam do evento Lucila Pinsard Vianna, gestora do departamento de Áreas de Proteção Ambietal (APA) do litoral norte e Henrique Luiz Almeida, integrante do Coletivo Ambientalista do Litoral Norte (CEAU).
Estudo - O debate também marca o lançamento da campanha do Greenpeace ”Proteção dos Oceanos. Entre Nessa Onda”, em Ubatuba. Na ocasião serão apresentados o relatório À deriva – Um panorama dos mares brasileiros e o vídeo O Mar é Nosso?.

Os materiais trazem uma análise das condições do bioma marinho no Brasil e incentivam a criação de áreas marinhas protegidas como principal ferramenta para a recuperação da biodiversidade.

Mais informações com a assessoria de imprensa do Greenpeace


Vânia Alves (11) 3035 1192 / 8245 2268
Danielle Bambace (11) 3035 1167 / 8245 2267Ou na Sala Verde Ubatuba com Beto Francine / Virgilio (12) 3833 32

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu