Ubatuba em foco

Pescadores fazem mutirão de limpeza no mar de Ubatuba

Cansados de voltar com as redes cheias de lixo, eles resolveram agir. Trabalho melhora o meio ambiente e também os resultados da pesca.

Do G1, com informações do VNews
Pescadores de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, tiveram um fim de semana diferente. Cansados de voltar com a rede cheia de lixo, os pescadores organizaram um mutirão de limpeza no mar. No domingo (20), eles saíram com os barcos e trouxeram para a terra todo o lixo que pescaram. O trabalho faz parte de um alerta de conscientização para que todas as vezes que os pescadores recolherem esse material do mar, possam levar para a terra e não devolver para a água.
Além de melhorar o meio ambiente, a iniciativa pode trazer bons resultados para a pesca. Além dos peixes, as redes dos pescadores têm sido invadidas por lixo. “Vem lixo, fralda, latinha. O que se imaginar de lixo, tem no mar”, conta o pescador Ronaldo Mendonça. Depois que chegam em terra, apenas 75% do que os pescadores pescam vão para as peixarias da cidade. O restante é jogado fora. “Vamos limpar esse lixo, para quando o pescador lançar a rede, ele não pegar mais esse lixo. A própria pesca melhora a qualidade do mar. Sem lixo o peixe não se enrosca em porcaria no fundo do mar, enfim eu acredito que isso é muito positivo para o meio ambiente, na área marítima”, explica Roberto Negraes, coordenador do mutirão.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu