Ubatuba em foco

Eleição 2008

Josias Sabóia JIJA

Tenho acompanhado de perto o que tem ocorrido em nossa cidade nos últimos dias, com referência aos resultados da eleição, o que as pessoas têm escrito na internet e em jornais e ouvido comentários pelas ruas de nossa cidade. Muita coisa não é novidade como alguns apontam, mas não estamos aqui para julgar ninguém, ou muito menos dizer se houve ou não fraude nas eleições, mas já ouvimos de tudo, inclusive pessoas alegando que a foto deste ou daquele candidato não apareceu nas urnas.

Relatos de erros

Ouvimos dois relatos que nos chamou a atenção: um candidato a vereador que alega que na urna em que ele votou não existiu nenhum voto para ele e outro candidato que alega que na urna que seus pais e irmãos votaram ele não teve o número de votos correspondente aos seus familiares.

Carros e mesários

Quanto aos carros usados pela Justiça Eleitoral, em todas as eleições, o juiz solicita os da prefeitura. Na eleição passada tivemos ainda um fato onde o juiz eleitoral se recusou a usar o Passat importado, que era o carro do prefeito na época à disposição da Justiça Eleitoral, alegando que o carro já tinha causado muita confusão na cidade.
Quanto aos mesários serem funcionários, comissionados ou públicos, não vejo muita diferença das eleições passadas, quando já houve mesários nas mesma condições.


Diferença de eleição

No quesito voto temos várias diferenças, as quais tentaremos mostrar para nossos amigos, e inimigos também, e tentar esclarecer muitos fatos.


Eleição 2004:
Resultados para prefeito, que foram seis candidatos: colégio eleitoral da época 49.786 votos, válidos 39.768, deixaram de votar 10.018.
Número de votos por candidato:
Eduardo César: 12.109;
Paulo Ramos: 11.465;
Pedro Tuzino: 10.243;
Rogério Frediani: 3.433;
Elizabete: 1.349 e Fabrício: 1.169.
Eduardo foi eleito com 30,45% dos votos válidos ou 24,32% do eleitorado.

Eleição 2008:
Resultados para prefeito, onde tivemos quatro candidatos, considerando os votos de Paulo Ramos como válidos. Eleitorado: 55.967, comparecimento 46.117, deixaram de votar 9.850, brancos 1.191, nulos 2.035.
Número de votos por candidato:
Eduardo: 19.182, Paulo: 11.008;
Maurício 10.173 e Pedro 2.528.
Assim, Eduardo foi eleito com 44,72 % dos votos válidos ou 34,27% do eleitorado.

Fazendo uma análise dos números acima, podemos afirmar que o Prefeito Eduardo Cesar aumentou seu eleitorado, em média,14% dos votos válidos e em 10% do eleitorado total do município.
Mas de forma alguma, a não ser querendo enganar o eleitorado, o prefeito tem a maioria de aprovação de seu governo ou os números oficiais da eleição chegaram próximos ao que ele divulgava em suas pesquisas, quando chegou a informar até 59,86% da intenção de votos. Se desconsiderarmos os votos obtidos por Paulo Ramos, achamos o índice que o prefeito supostamente tinha nas pesquisas.
Em uma pesquisa estimulada, de maio de 2008, a qual não poderia ser divulgada, pois não era registrada, Eduardo aparecia com 33,70%, Paulo Ramos com 31,30%, Mauricio com 2,20%, Caribé com 16,00%, brancos e nulos 6%, indecisos 10,8%. Se analisarmos friamente os números, veremos que o prefeito cresceu em média 10% entre maio e outubro, mas o grande crescimento foi do candidato Maurício e Paulo caiu um pouco. Com a retirada do nome de Caribé para prefeito, o PSDB foi o partido que mais perdeu, pois tinha 16% dos votos e terminou a eleição com outro candidato com média de 5% do eleitorado.


Satisfação de 2004

Diferenças das eleições em 2004: quando acabou a eleição, existiu um clima como não víamos há muitos anos: satisfação geral de mais de 90% da população. Quem não queria Paulo estava satisfeito, pois deu Eduardo; quem não queria Pedro estava satisfeito, pois deu Eduardo; os candidatos Rogério, Elizabete e Fabrício e seus eleitores também ficaram satisfeitos, pois teríamos um novo prefeito. Para quem não se lembra, na segunda-feira após a eleição, apareceu um sol maravilhoso e o único comentário da cidade era como Eduardo tinha ganho a eleição, pois uns falavam que foi na boca de urna, que tinha contratado um monte de gente; outros já diziam que a culpa era do Paulo que ficou com um monte de camisetas guardadas e não usou na eleição, pois com a carreata de dias antes já estaria com a eleição no papo; já outros comentavam que a culpa era do Pedro que estava eleito como prefeito, mas em seus comícios falou muito e acabou perdendo votos. O que é realidade ou invenção, só eles poderiam afirmar. Mas uma coisa era consenso: todos estavam satisfeitos com o resultado da eleição e a cidade viveu clima de festa e de esperança.

Dúvidas de 2008

Já em 2008 as coisas não foram da mesma forma: o sol não abriu na segunda-feira, o clima era pesado, pessoas com denúncias e mais denúncias que fotos de candidatos não apareceram nas urnas, candidatos a vereador e a prefeito insatisfeitos com os votos, povo se manifestando contra o resultado das eleições e na cabeça de todos ainda estava viva a imagem da eleição passada, onde camisetas e bonés brancos com o número 22 mostravam o resultado da eleição. Porém, mais vivos ainda estavam os números 12 e 13 espalhados por todos os cantos da cidade, que nas urnas as pessoas comentavam que o 12 iria ganhar, outros já afirmavam que seria o 13, poucos que falavam pelas ruas no dia da eleição acreditavam no 25; assim, foi se criando uma grande ilusão.
Com a imagem da eleição de 2004, todos já afirmavam que quem ganhasse não seria com uma margem de mais de 2.000 votos entre o primeiro e o terceiro colocado. Decepção após a abertura das urnas: a diferença do primeiro para o segundo colocado passou de 8.000 mil votos. Ninguém se conformava com o resultado, mas ninguém fez pesquisa de boca de urna, nem conversou com aqueles eleitores que entram quietos e saem calados, não sabendo o que passou na cabeça principalmente dos evangélicos que não são de muita conversa. Assim, gostando ou não, o prefeito é Eduardo Cesar que mudou a história política de Ubatuba como sendo o primeiro prefeito reeleito e o primeiro a eleger 90% dos vereadores. Na política dos últimos 20 anos, com certeza, ele está fazendo história.


Rever conceitos

Cabe também ao prefeito e toda a sua equipe fazer uma revisão da administração, pois entendo que ele não tem 35% de aprovação da população em seu governo. Passou há muito tempo a hora de mexer no secretariado, ver onde está acertando e onde está errado, pois bons prefeitos são eleitos com mais de 50% dos votos e ótimos, com mais de 75% dos votos. No caso, nosso prefeito está tendo uma segunda chance e terá mais quatro anos para mostrar que todos que não votaram nele estavam enganados. Portanto, 2009 terá que ser o ano das mudanças.
Muitas são as ofensas rolam pela internet, muitos estão escrevendo várias besteiras. Em uma eleição, não existem perdedores nem ganhadores, pois não é como uma briga onde o mais forte pode levar a melhor. Quem ganha ou perde com a eleição é o povo! Ele, sim, pode ficar melhor ou pior. Dizer que um candidato, por menor que seja o número de votos que teve, que é um derrotado ou um perdedor considero como ofensa, pois todos os candidatos foram muito mais corajosos que a grande maioria que hoje escreve ou critica, foram os que colocaram a cara à tapa. Como sempre acontece muitas vezes de forma injusta, pois um tem uma bicicleta para correr atrás de um voto, porém o outro tem apoio do prefeito, de muitos comissionados e ainda recebe uma investida maior por parte do prefeito e de empresários. Todos os candidatos a vereador, a prefeito ou vice merecem sim, os parabéns de toda a população, não importando se foram ou não eleitos. O importante é que eles tentaram, colocaram a cara à tapa e fizeram parte da democracia que estamos tentando construir neste país. As coisas ainda serão, por muitos e muitos anos, injustas, mas dou os parabéns a qualquer pessoa que tem a coragem para concorrer a qualquer cargo, pois mostra que tem fibra, e não importa se não foi desta vez. O importante é continuar a tentar, é continuar a acreditar e continuar a defender as idéias e os ideais: isto é que importa.


Ídolos

Já imaginaram se um atleta se sentisse derrotado ou perdedor ao ser o último colocado em uma prova? Nunca teríamos campeões, pois qual o atleta que não chegou em segundo ou outra colocação em sua vida? Já imaginaram se ele tivesse desistido?
Um dos maiores ídolos deste país foi Airton Senna! E quantas vezes tive vontade de quebrar a TV, pois ele quebrou o carro, bateu, chegou lá atrás. Mesmo assim, nunca vai deixar de ser um dos maiores ídolos deste país. Se ele tivesse desistido, poderia até estar vivo, mas nunca seria um ídolo ou teria escrito seu nome na história mundial como escreveu.


Falta de democracia

São tantas a besteiras que tenho lido! E uma delas é que os manifestantes insatisfeitos com o resultado da eleição estragaram o gramado da Praça 13 de Maio, na quinta-feira.
Neste caso, o absurdo cabe ao judiciário, pois pela primeira vez na história de todas as eleições que participei, os candidatos não puderam acompanhar a apuração, ninguém podia entrar no cartório eleitoral a não ser os previamente cadastrados pela justiça eleitoral. Em matéria de país que se diz democrata, não foi o que vimos aqui! O que isto tem a ver com o gramado da Praça 13 de Maio? Tudo, pois na noite de domingo milhares de pessoas atolavam na lama em frente ao cartório eleitoral, no gramado, querendo saber o que estava acontecendo, como estavam os votos dos candidatos a prefeito e vereadores. Se alguém tem culpa do gramado estragado é a justiça eleitoral, que nunca deveria ter feito a apuração naquele local pequeno e inapropriado, sem dar o direito dos candidatos a prefeito e vereadores de acompanhar os trabalhos da Justiça Eleitoral. Isto não foi nem um pouco democrático. Não sabemos os motivos que levaram o juiz eleitoral a usar o local, mas que é inapropriado e antidemocrata, é!
Com todo respeito às pessoas que escrevem e chamam de derrotados ou perdedores os candidatos que tiveram coragem de colocar a cara à tapa em uma eleição, nenhum de nós - pois me incluo no meio deles - é perdedor ou derrotado. Somos, sim, vitoriosos, pois tentamos mudar a história desta cidade e deste país. E você? O que já fez, quantas vezes saiu da toca, quantas vezes deu a cara para bater? Sempre ganhou todas na vida, ou só coloca a cara a tapa depois que sabe quem já é o vencedor e quer fazer média? Como vi e ouvi na eleição passada, assim que começou a sair os resultados da eleição, muitas pessoas que estavam em outras candidaturas, ou atrás da moita, começaram a chegar ao comitê ou ligavam. Teve caso de pessoas ligarem depois do resultado, é claro, querendo saber o quanto a campanha tinha de dívida, pois estavam dispostas a pagá-la. Assim são muitas pessoas, que depois se dizem cristãs.
Não, com certeza, você não ganhou todas na sua vida.
Quero aproveitar e agradecer os 176 votos que tive nesta eleição! Continuo podendo olhar para os meus filhos e afirmar que não comprei nenhum voto.
Quero também dar os parabéns a todos os candidatos a todos os cargos, não importando a votação que tiveram. Tenham consciência que somos heróis!
Os parabéns ao prefeito, ao vice-prefeito e aos dez vereadores que irão conduzir os destinos de nossa cidade pelos quatro próximos anos! Que Deus ilumine o caminho deles e da nossa cidade.
Josias Sabóia JIJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu