Tá explicado!

Na hora do voto, eleitor pensa no bolso, diz especialista

Fenômeno é mais presente nos extratos sociais mais humildes da população; eleitor de classe alta considera lazer e trânsito

InfoMoney
24 outubro 2008
SÃO PAULO - Na opinião do consultor político e professor da USP (Universidade de São Paulo), Gaudêncio Torquato, nas eleições municipais, na hora do voto, o eleitor brasileiro opta pelos candidatos que trazem mais propostas que o beneficiem diretamente.
"O eleitor brasileiro vota realmente no candidato que tem melhores propostas para seu bolso e estômago. Nas eleições municipais, ele observa quem poderá atingir seus interesses básicos, imediatos, o que poderá melhorar no seu dia-a-dia. Aqui, ele não está preocupado com a conjuntura nacional", diz.
Torquato afirma que o fenômeno é mais presente nos extratos sociais mais humildes da população, que dependem mais dos serviços públicos. Segundo ele, campanhas que foquem em transporte público mais barato e rápido ou em um sistema de saúde mais eficiente, por exemplo, atraem mais este eleitor.
Já o eleitor das classes com maior poder aquisitivo é atraído por propostas relacionadas a trânsito, lazer e estrutura urbana. "Este eleitor quer uma cidade mais rápida, com mais parques e mais bonita", explica.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu