Radiação

Encontro no Rio discutirá efeitos das radiações não-ionizantes

Fonte Nuclear

Especialistas brasileiros e estrangeiros estarão reunidos no Rio de Janeiro para discutir os efeitos biológicos das radiações não-ionizantes. Entre os dias 14 e 17 de outubro, será realizada na cidade a 6ª edição do Workshop Internacional sobre Radiações Não-Ionizantes, evento realizado a cada quatro anos pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiações Não-Ionizantes (ICNIRP). O encontro discutirá aspectos de proteção e limites de exposição à radiação, além de questões relacionadas a radiações transmitidas por antenas e equipamentos de telefonia celular, estações transmissoras de rádio e televisão e linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, entre outros assuntos.
Os riscos potenciais da exposição a campos eletromagnéticos provenientes de instalações como linhas de transmissão e estações rádio-base de telefonia celular móvel representam hoje um desafio para formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão, pois ainda é preciso determinar qual o seu impacto na saúde humana. O tema é relevante não apenas pelo largo uso de fontes emissoras de campos eletromagnéticos, mas também pelo impacto causado na sociedade pela especulação sobre os possíveis efeitos adversos que elas podem ter na saúde.
O evento é também uma oportunidade para a elaboração de uma agenda nacional de pesquisa e de estudos, pois tramita no Senado o projeto de lei da Câmara (PLC) no. 031/2008, que versa sobre vários aspectos relacionados à exposição a campos eletromagnéticos. O PLC – que será um dos temas debatidos no encontro – já foi aprovado na Câmara e estabelece que os limites da ICNIRP, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), sejam adotados no Brasil.
Esta é a primeira vez que o workshop ocorre na América Latina. A 6ª edição está sendo co-organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e co-patrocinada pela OMS, com o apoio dos ministérios de Minas e Energia, Saúde, Meio Ambiente, das Comunicações, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Comissão Nacional de Bioeletromagnetismo.
O público-alvo do evento inclui pesquisadores, profissionais do setor elétrico, de telecomunicações, da indústria de equipamentos, de ciências médicas, epidemiológicas e biológicas, físicos e engenheiros. O workshop será realizado no Planetário (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100), na Gávea. Mais informações podem ser obtidas no site da ICNIRP (
http://www.icnirp.org/NIR2008/NIR2008.htm).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu