Pensata

O ovo da serpente 2

”É como um ovo de serpente. Através da fina membrana, pode-se ver um réptil inteiramente formado” (Dr. Hans Vergerus para Abel Rosenberg em “O Ovo da Serpente”, de Ingmar Bergman)

Rui Alves Grilo
No primeiro texto, vimos que uma das táticas dos ditadores é sufocar qualquer tentativa de discordância, apresentando um bode expiatório, que no caso da Alemanha foram os judeus. Mas também foram perseguidos os homossexuais e ciganos. Além da mobilização das forças policiais oficiais, mobiliza grupos paramilitares que, pelo fato de não usarem uniforme ou não serem cadastrados, fica mais difícil as vítimas se defenderem devido à dificuldade de identificação dos possíveis agressores. Também fica mais difícil o controle da violência e identificação dos autores.

Geralmente os poderosos arregimentam essas milícias entre os grupos miserabilizados pela própria ação de quem detém o poder. Outros grupos que tem sido cooptados são os jovens, devido a sua busca de prazer e de adrenalina em atitudes onde podem demonstrar a sua força, o seu poder e a sua autoafirmação.

Foi esse quadro que vimos na Câmara Municipal de Ubatuba na sessão de 07/10. Como havia sido divulgado que o depudato Clodovil Hernandez iria fazer um pronunciamento, o que vimos foi a manifestação ruidosa de um grupo, tentando impedir a fala do deputado e a favor do prefeito. A Polícia Militar demorou muito tempo a tomar uma atitude contra os manifestantes. A quem interessa isso?

O próprio Tuta, de cabelos brancos, estava do meu lado e usava expressões que podem ser tipificadas como preconceituosas e sujeitas à punições de acordo com a lei. Uma amiga comum admoestou-o a não continuar com essa atitude. Será que é esse tipo de educação que e transmitiu ao filho candidato, que é (ou era) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente? E se diz que os adolescentes não tem limites... Será que é um problema só dos adolescentes ou de uma sociedade que não prima pela ética e que, dessa maneira molda o comportamento dos adolescentes.

Vale registrar que uma senhora, a Kátia, se manifestava silenciosamente com um cartaz pedindo a anulação das eleições devido às inúmeras irregularidades. Muitas pessoas foram testemunhas da atitude de um candidato que fazia boca de urna ostensiva na Escola Deolindo e que, a polícia não deteve mesmo tendo sido denunciado. Por outro lado, uma senhora que já havia votado solicitou um adesivo à irmã do Maurício, que foi detida ao atender o pedido. Como se vê, houve dois pesos e duas medidas.

Grande parte desse grupo era da região norte do município. Pude identificar algumas pessoas do Cambury e do Ubatumirim e muitos funcionários comissionados. Todo mundo sabe da dificuldade que o moradores dessa região tem para se locomover até o centro, principalmente à noite. Quem garantiu o deslocamento desse grupo?

O que o Clodovil fez, educadamente, foi apresentar um balanço de suas ações em favor de Ubatuba e as dificuldades que tem encontrado. Para isso, solicitou a formação de uma comissão para garantir as verbas destinadas à Ubatuba. Entre as ações, está a verba para o saneamento básico do Sesmaria e a duplicação da BR-101, no trecho compreendido entre os trevos da Praia Grande e Indaiá.

Aproveito para solicitar ao Clodovil que, nessa obra, inclua a iluminação (muitas pessoas, pedestres e ciclistas trafegam pelo acostamento e tem sido atropelados); duas circunscrições (balões na linguagem popular) que permitam o acesso mais seguro ao bairro da Pedreira.

Vale lembrar que o executivo municipal, em anos passados, reclamou à direção da Escola Estadual Deolindo de Oliveira Santos pelo fato do professor de Filosofia ter acompanhado seus alunos à Câmara Municipal para se manifestarem sobre o direito ao passe escolar e sobre as condições de transporte, atitude que consta da metodologia da formação do cidadão e amplamente amparada pela Constituição e pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Como se vê, são dois pesos e duas medidas.

Na internet tem sido divulgado uma mensagem para que não nos esqueçamos do holocausto e do nazismo, para que defendamos os valores democráticos.

Para bom entendedor, meia palavra basta.
Rui Alves Grilo
ragrilo@terra.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Por que tem que ter uma foto do prefeito nas escolas, nos postos de saúde, na Santa casa, em todo canto?

É pra gente...

...não esquecer dele?

hai!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu