Comentário

Ou Marta toma votos de Kassab ou já perdeu a eleição

Do Blog do Noblat
A eleição de Marta Suplicy para prefeita de São Paulo virou uma tarefa quase impossível a estarem certos os números apurados pelo Instituto Datafolha na primeira pesquisa do segundo turno publicada, hoje, pelo jornal Folha de S. Paulo.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, abriu 17 pontos de vantagem sobre Marta. Cresceu 22 pontos desde o último domingo. A 18 dias da eleição, está com 54% das intenções de voto. Marta tem 37%. Votos nulos e em branco somam 5%. São 3% os eleitores que ainda se dizem indecisos.
Kassab herdou 74% dos eleitores de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB no primeiro turno - Marta, apenas 13%. Herdou 64% dos eleitores de Paulo Maluf, candidato do PP - Marta, 21%. E 61% dos eleitores de Soninha Francine, candidata do PPS - Marta, 4,19%.
E mais: 74% dos eleitores decididos a votarem em Kassab, nulo ou em branco afirmam que não votariam em Marta de jeito nenhum. Só há uma saída para a candidata do PT se eleger prefeita: "conquistar eleitores de Kassab", segundo Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
A pesquisa ouviu 1.906 eleitores ontem e anteontem. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em março de 2007, um ano depois de ter assumido a prefeitura de São Paulo, Kassab era rejeitado por 42% dos paulistanos que consideravam sua administração ruim ou péssima. A rejeição caiu para 13%, segundo a pesquisa Datafolha. Agora 61% dos paulistanos aprovam Kassab.
Trata-se de um recorde. Que antes pertencia a Maluf, aprovado por 57% dos paulistanos em dezembro de 1996. O Datafolha afere a popularidade dos prefeitos desde a época de Jânio Quadros (86-88).
O PSDB e o PTB anunciaram apoio oficial a Kassab. O ministro José Múcio Monteiro, das Relações Institucionais, suou a camisa para levar seu PTB a apoiar Marta. Em vão. O PPS de Soninha e o PP de Maluf apoiarão Kassab em breve.
No próximo dominho haverá o primeiro debate entre Kassab e Marta promovido pela Rede Bandeirante de Televisão. Estão programados mais dois debates - um na Rede Record e outro da Rede Globo. O horário de propaganda eleitoral no rádio e na televisão recomeçará na segunda-feira dia 13.
A pesquisa Datafolha confirma o que está fartamente demonstrado pela análise dos resultados das eleições na capital paulista desde o final da década passada: a cidade é um reduto anti-PT. Ali, em 2006, por exemplo, Lula foi derrotado por Alckmin no primeiro e no segundo turno. No Estado, também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu