Coluna da Sexta-feira

Além mar

Celso de Almeida Jr.
Visitei um amigo recém chegado de uma viagem ao velho mundo.

A Alemanha mereceu destaque, já que suas raízes estão lá.
Curioso é seu interesse pelos detalhes. Além de ícones europeus, diversas fotos mostram praças, luminárias, jardins, calçadas, pavimentação, lixeiras, bancos, placas indicativas, enfim, aparelhos públicos, geralmente simples, bonitos e práticos, bem ao agrado deste construtor nato.
Planejamento também é conceito que pratica. Definição do roteiro, confirmação dos hotéis, locação de veículo, dúvidas mais comuns, tudo foi feito usando a internet e suas ferramentas maravilhosas. O GPS também foi imprescindível no uso do automóvel que, por 23 dias, rodou bastante: Holanda, Dinamarca, Suíça, Noruega, Alemanha, Suécia e França, ficando por aí, já que tinha visitado outras nações em ocasiões anteriores como o Egito, Grécia, Espanha, Itália, Portugal, Israel, Turquia, além de países das Américas. Sem falar no Brasil e seu litoral, em viagem com os filhos e esposa.
Observador, conversou dessa vez com marinheiros responsáveis por lanchas milionárias, nas marinas da costa azul francesa.
Inconformado, compartilhou comigo achar um absurdo ver a nossa gente desempregada, quando poderia atuar no setor náutico, caso aparelhássemos a costa, tão exuberante quanto as que margeiam o Mediterrâneo. Nesse aspecto, seu conceito de preservação ambiental conflita com os conservacionistas radicais.
Outro fator ressaltado é a diferença do nosso receptivo. Convicto, afirma que - apesar de necessitarmos investir muito em capacitação - a boa vontade, o atendimento ubatubense, são características que nos credenciam para agradar e conquistar o turista internacional. Crê que estamos prontos para bem receber, dado o natural acolhimento e calor humano de nossa gente, bem diferente do que sentiu por lá.
Seu entusiasmo, agora, o estimula a mostrar o que viu aos administradores da cidade.
Quer compartilhar!
Aliás, esta é a qualidade que mais me atrai nessa amizade de alguns anos.
A aguçada vontade de dividir suas boas experiências revela que pode e deve contribuir para o avanço de Ubatuba. Quem o conhece sabe de sua atuação permanente junto a Confederação Nacional de Turismo e a Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo; seu empenho pela inclusão de Ubatuba na rota dos cruzeiros; sua luta pelo Centro de Convenções, entre outros ideais.
Sua paixão pela cidade faz eu brindar as boas vindas ao Luiz Bischof, agradecendo ao amigo as belas e interessantes imagens das terras distantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu