Coluna da Quarta-feira

Participaremos! Onde?

Cinthia Sampaio Cristo
Estreante das quartas feiras, cá estou eu, envaidecida com o convite/desafio proposto pelo editor deste blog. Acho importante começar minha participação me localizando (a aos leitores) no tempo e no espaço... Sou cirurgiã dentista de formação e sanitarista por opção e paixão. Após a graduação iniciei minhas atividades clínicas (em Ubatuba) e continuei buscando dentro da minha área um espaço mais reflexivo sobre minhas práticas... Minha primeira pós-graduação foi em Saúde Coletiva, e desta para frente não parei mais, sou mestranda em Saúde Pública e curso Especialização em Gestão da Atenção à Saúde...

Paralelamente, venho exercendo minhas atividades profissionais, agora totalmente voltadas para consolidação do sistema público de saúde, nas diversas instâncias onde esta discussão ocorre. Trabalhei dois anos no Ministério da Saúde, faço parte dos grupos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, trabalhei alguns meses na Prefeitura de Ubatuba (no início da atual gestão), estive na coordenação de planejamento da Secretaria de Saúde de Santo André e atualmente sou “encontrada” em Diadema, município onde tenho orgulho de trabalhar e morar.
Então... Aqui estou eu na minha missão de escrever um artigo para contribuir, segundo nosso respeitado editor com um possível (e tomara vindouro) fórum filosófico da cidade...

Tudo isso começou com uma breve e simpática troca de emails onde em linhas gerais comentamos a falta de articulação e amadurecimento da oposição local para as eleições de 2008. Passado o pleito e acalmados os ânimos é hora de pensarmos em como contribuir para melhoria da cidade e tentarei fazê-lo (mesmo à distância), na área que me é mais próxima – SAÚDE, e sempre que me sentir à vontade para opinar em outras...
Andava me remoendo pensando nesta primeira coluna... Vários esboços foram rasgados (deletados!!) até que consegui pensar em como juntar o meu tema predileto – Saúde – com a discussão que está pautada que é a necessidade da população de Ubatuba participar mais ativamente das questões que envolvem o município sem ser exclusivamente no período eleitoral.
No campo da saúde pública temos uma afinidade muito grande com o termo controle social que é formalmente institucionalizado através do Conselho Municipal de Saúde. Pois bem, Ubatuba tem hoje uma Casa de Conselhos, onde estão sediados todos os conselhos municipais (saúde, segurança, criança e adolescente, etc) será que não é hora de pensarmos em colocar a discussão do controle social não em um patamar burocrático, mas sim em um patamar político. Os conselhos não podem mais ser estruturas para verificação de como a burocracia acontece, são estes os espaços de formulação de políticas, definição de prioridades e também de fiscalização da utilização dos recursos financeiros. Estes fóruns são legítimos e estão formalizados e as participações nestes não impedem todas as outras formas de articulação, sejam elas partidárias ou não.
Estes dois anos em Diadema me provaram que é muito possível fazer política e gestão voltadas para as necessidades coletivas com o povo e não para o povo. É um município pioneiro nesta forma de articulação popular, nascedouro de muitos dos movimentos populares que em outros tempos vieram a contribuir para construção de nossa (ainda engatinhante) democracia. Este município incentiva o controle social e a participação popular, vou exemplificar na área da saúde para demonstrar esta priorização: todas as unidades de saúde do município (UBS, Policlínicas, Hospitais) têm seu conselho gestor (são 30 no total), existe o Conselho Popular de Saúde (com 70 membros sem representação da gestão) e o Conselho Municipal de Saúde... só para registro...há 26 anos elege representantes com alinhamento ideológico (1982 – PT; 1988 – PT; 1992 – PT; 1996 – PSB; 2000 – PT; 2004 – PT e 2008 – PT) que não só viabilizaram como estimularam esta forma de controle...curioso, né?
Então é isso...estarei por aqui às quartas e por aí nos finais de semana e feriados (tomara que o sol também apareça!). Até!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu