Ubatuba

Cetesb confirma fechamento do lixão municipal

Saulo Gil- Imprensa Livre
Agora é oficial. Os técnicos da Agência da Cetesb do Litoral Norte já encaminharam um documento à diretoria da Companhia, pedindo que se tome providências quanto a continuidade do lançamento de lixo, no aterro sanitário de Ubatuba. Segundo o gerente da Agência Ambiental do Governo do Estado no Litoral Norte, João Carlos Milanelli, o parecer, da última vistoria feita no local, solicita o encerramento imediato do aterro sanitário ubatubense, em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta assinado pelas autoridades locais, que deu prazo limite de uso do espaço, até o dia 1 de setembro de 2008. O prazo estabelecido já expirou e, caso a diretoria da Cetesb acate o parecer regional, em poucos dias o lixão será fechado e o lançamento de resíduos suspenso.
A decisão dos agentes locais foi questionada pela prefeitura que pediu uma reconsideração do parecer, tendo em vista as melhorias realizadas no espaço e a paralisação da poluição no Rio Grande. Mesmo com o apelo, o gerente da Cetesb, João Milanelli ressalta que o termo básico para o acordo judicial foi o fechamento do local e tal determinação não pode ser dispensada. “Temos que reconhecer o bom trabalho da prefeitura no que diz respeito ao plano de encerramento do local.
O lixo está coberto, existe dreno de gás e as obras de estrutura do transbordo estão acontecendo. Porém, essas medidas são necessárias para que o local seja fechado causando o mínimo de dano ambiental possível. Portanto, o TAC prevê melhorias para o encerramento do local e não para a continuidade do despejo de lixo”, explica o gerente da Agência Ambiental do Governo Paulista no Litoral Norte, João Milanelli, acrescentando que não existe uma previsão para a resposta da diretoria da CETESB, em São Paulo, para o caso do aterro sanitário de Ubatuba.
João Milanelli apenas revela que o documento foi enviado com solicitação de urgência de análise. Sendo assim, ainda neste mês o futuro do Lixão deverá ser definido pelo Estado. No debate da TV Band Vale, nesta quinta feira, o prefeito Eduardo César admitiu que o espaço será inutilizado e que a opção adotada pela prefeitura, após o encerramento do lixão, será a do transbordo do lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu