Ubatuba em foco

Merenda escolar
Educação 2001 – 2004

Corsino Aliste Mezquita
“A SEÇÃO DE MERENDA ESCOLAR teve tratamento diferenciado desde o primeiro dia de mandato.
Recebemos com herança, da administração anterior, uma Seção completamente desestruturada, com estoques zero e um contrato draconiano que consumiria toda a verba de investimentos da Prefeitura, no exercício de 2001. O contrato, cheio de irregularidades, tinha sido assinado, aos 12 de setembro de 2000, com a “Empresa Santa Helena-Comércio de Alimentos Ltda”, da cidade de Jacareí. A primeira providência foi rescindir o contrato, sem ônus para a Prefeitura, e providenciar outros caminhos legais, à compra de alimentos necessários ao fornecimento da merenda às crianças. Os dois primeiros meses foram difíceis, mas a merenda foi servida todos os dias em todas as escolas.
A partir de abril de 2001, o cardápio foi divulgado, todos os dias, na Rádio Costa Azul, reorganizado o Conselho de Alimentação Escolar, abertos canais de reclamação através da rádio e dos telefones da Secretaria Municipal de Educação e de todas as escolas. Essas providências permitiram a toda a sociedade estar informada do funcionamento da distribuição de merenda, de sua qualidade e da idoneidade e competência das pessoas responsáveis por todo o processo.
A merenda foi e continua (dezembro de 2004) a ser servida, diariamente, em todas as escolas municipais, nas escolas estaduais (exceção feita da EE CAP. Deolindo de Oliveira Santos que só possui Ensino Médio e não tem direito ao fornecimento de merenda) e nas entidades conveniadas que atendem crianças e adolescentes. Ao todo distribuída em 65 (sessenta e cinco) pontos diferentes, do Camburi ao Araribá e da Praia ao Horto Florestal. Nas escolas estaduais que atendem Ensino Médio e na EM Tancredo de Almeida Neves é servida para todos os alunos, quaisquer que seja seu nível de ensino.
Para atender a crescente demanda por merenda e a qualidade, foram tomadas todas as providências necessárias. Informatizamos o estoque, reformamos o almoxarifado, compramos veículos novos e de fácil carga e descarga, equipamentos, utensílios, treinamos funcionários e merendeiras e facilitamos seu trabalho quanto foi possível. As crianças podem repetir quantas vezes desejem. Em algumas escolas foi implantado o auto-serviço. São distribuídas 23.000 (vinte e três mil) merendas dia.
Para coordenar com eficiência e qualidade essa imensa rede de pequenos, médios e grandes restaurantes, facilitamos a participação dos responsáveis em congressos de alimentação escolar, feiras de alimentos e programas de orientação organizados pelos governos estaduais e federais. A Secretaria esteve sempre aberta e atenta à participação de tudo o que poderia contribuir para melhorar a qualidade da merenda.
Nesse espírito aberto a conseguir o melhor para nossas crianças participamos do “Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar” e recebemos certificado de “Apoio à Fome Zero do Governo Federal” que foi entregue pelo Exmo. Sr. Presidente, Luis Ignácio Lula da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito de Ubatuba,.....................aos 16 de setembro de 2004.
Crianças e adultos elogiam a qualidade e quantidade da merenda. (Estamos falando de 2004). Na campanha eleitoral quando um ou outro candidato criticou a merenda teve crianças gritando: “Dr. pára com isso, não fala mentira, hoje comenos nhoque”. Outros falaram em “Risoto de camarão”, “carne com batatas”, dependendo do dia da crítica.
A preocupação da equipe da Seção de Merenda foi, constantemente, com a qualidade e para que nada faltasse em nenhum dos pontos de distribuição. Merecem nossos parabéns, nossos agradecimentos e de toda a sociedade”. (sic)

NOTA: Após transcrever este relatório, para termos memória histórica e registrar a qualidade da merenda e o ambiente de cordialidade e eficiência entre os funcionários, causa tristeza ouvir do Prefeito atual que eram servidas bolachas com suco. Esquece o Exmo. Que, a última vez que ele teve contrato indevido em escola municipal foi, em janeiro de 2000, quando pediu demissão por estar em desacordo com a Lei Orgânica do Município de Ubatuba e medo.....
Quanto ao preço da merenda, ontem e hoje, não se discute. É só verificar as importâncias gastas com a rubrica: “Merenda Escolar” na administração 2001 – 2004, (inclusos os R$ 158.000,00 da famosa acerola) com os gastos de 2005 e os repasses feitos mensalmente à Empresa Verdurama, nos exercícios de 2006, 2007 e 2008. Os leitores encontrarão valores astronômicos e qualidade da merenda duvidosa. Como dito acima, todos os dias, publicávamos o cardápio e, todos os meses, as contas. Quais as razões de não faze-lo agora?
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu