Ubatuba em foco

Soluções definitivas
Educação, 2001 – 2004.

Corsino Aliste Mezquita

“A partir desse momento (acomodados os 1200 alunos sem teto) fomos providenciando, já com maior planejamento, os atendimentos de emergência que todos os dias aparecem nos 50 (cinqüenta) prédios de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e outras ações que exigiam mais tempo, maiores recursos e processos demorados.
Todos os prédios escolares receberam manutenção permanente e estiveram e estão em boas condições de uso para atender os alunos, professores e funcionários.. Alguns deles, além da manutenção, foram reformados, ampliados, trocados seus telhados e adaptados às novas realidades. Na data que escrevemos estas linhas (dezembro de 2004) os prédios escolares estão em condições satisfatórias de uso e isso poderá ser verificado por quem duvidar de nossa afirmativa.
Os prédios que tiveram reformas e ampliações mais amplas são os a seguir relacionados:
1 – EM Virgínia Melle da Silva Lefreve – Maranduba – Reforma geral e ampliação da cozinha, do refeitório e construção da Diretoria e Secretaria.
2 – EM Thereza dos Santos – Sertão da Quina – Reforma e adaptação do prédio superior. Reforma geral com troca do telhado do prédio inferior. A escola foi denominada na atual administração com o nome indicado pela comunidade.
3 – EMEI do Rio Escuro. Pequena reforma para dar-lhe condições de funcionamento. Construção do poço artesiano para abastecimento d´agua. Está prevista, no orçamento, a construção de prédio novo. O atual não aceita reformas que permitam atender nossos conceitos qualitativos e espaciais.
4 – EM do Corcovado. Foi murado o terreno, construída mais uma sala de aula, novos banheiros e reformada a cozinha.
5 – EM Ernesmar de Oliveira. Praia Dura. Construída uma sala de aula, novos banheiros e ampliada a cozinha e a despensa. Foi desapropriado o terreno do lado esquerdo de quem olha para a escola para amplia-la e criar instalações esportivas.
6 – EM Maria das Dores Santos Carpinetti. Rio Escuro. Totalmente reformada e melhorada, ampliada em duas salas de aula, duas baterias de sanitários, nova Secretaria, novo pátio interno revestido de piso cerâmico PI-5 e poço artesiano para o abastecimento d´agua.
7 – EM Maria da Cruz de Oliveira. Sertão do Perequê Mirim. Reforma geral da escola, novas janelas, no berçário, piso cerâmico no pátio interno e reforma completa da cozinha. Na inauguração foi denominada com o nome atual.
8 – EM Judith Cabral dos Santos. Perequê Mirim. Ampliação em quatro salas de aula, duas baterias de banheiros, refeitório, sala dos professores e ambientes externos. Na inauguração foi denominada com o nome atual.
9 – EMEI da Estufa II. Desapropriação da casa onde está instalada e reforma total para adapta-la à nova realidade. A área coberta da casa foi duplicada. Atende 50 (cinqüenta) crianças de quatro meses a três anos.
10 – EMEI Bessie Ferreira Osório de Oliveira. Itaguá. Foi cercada com muro de alvenaria, totalmente reformada, teve a cozinha e as áreas de serviço ampliadas e todas suas salas de aula dotadas de solário. Parque e jardins também foram reformados. Na inauguração foi denominada.
11 – EM Pe José de Anchieta. Centro. Foi totalmente reformada interna e externamente e teve seus telhados trocados. Foi criado espaço para horta escolar.
12 – EM Olga Ribas de Andrade Gil. Centro. Foi totalmente reformada interna e externamente e construída nova cozinha e novo pátio coberto.
13 – EM Prof Joaquim Luis Barbosa. Bela Vista. Totalmente reformada e ampliada em duas salas de aula e sala de diretoria. Na inauguração foi colocado o nome do Prof. Joaquim Luis Barbosa.
14 – EM Maria Alice Alves Pereira. Marafunda. Além de pequenas reformas e da manutenção constante foi ampliada em duas salas de aula. Nesta escola convivemos com a escola estadual do mesmo nome em direção compartilhada. O prédio é de propriedade da Prefeitura Municipal. (Em 2005, com a inauguração da EM Silvino Teixeira Leite, ficou a serviço da educação estadual).
15 – EMEI-CRECHE Irmã Sofia Rodrigues de Lima. Ipiranguinha. Além da manutenção constante recebeu ampla reforma que bastante melhorou suas instalações.
16 – EM José Celestino Aranha. Horto Florestal. Ampliada em uma sala de aula e constante manutenção do prédio. É um prédio velho, bastante precário e necessita ampla reforma. Também neste prédio convivemos com a escola de Estado do mesmo nome e essa convivência terá que continuar no próximo ano.
17 – EM Richard Juarez Gobbi. Taquaral. A escola foi murada e teve ampliado seu pátio coberto, reformado o telhado e trocados seus forros por material PVC mais higiênico e resistente.
18 – EM José Belarmino Sobrinho. Poruba. Foi denominada na atual administração e ampliada em três salas de aula e totalmente reformada e murada. Também sua quadra de esportes foi reformada.
19 – ECOI do Ipiranguinha. Com repasse de verba da Prefeitura e apoio técnico da Equipe de Manutenção foi reformada e ampliada a casa onde funciona a ECOI do Ipiranguinha.
20 – EMEI Terezinha Fernandes Rossi. Pedreira. Construído muro de arrimo, urbanizada, construídas duas novas salas de aula , diretoria, nova cozinha e reforma do prédio velho. Na inauguração foi registrado o nome da patrona.
21 – Outras pequenas reformas foram realizadas em quase todos os prédios para mantê-los em condições de atender bem às crianças. Poços artesianos foram furados nas escolas: Iberê Ananias Pimentel. Picinguaba e Fortaleza, no bairro do mesmo nome. O grave problema do abastecimento d´agua naqueles bairros, assim como no Rio Escuro, ficou resolvido em definitivo.
Deixamos claro que todos os projetos de implantação e executivos destas reformas foram realizados pelos Engenheiros: Virgílio José Guatura e Sebastião Ferreira de Carvalho Júnior (Romão) e os recursos para sua execução retirados da verba da Educação da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Os recursos bem administrados, rendem bastante e geram obras, compras e serviços. Prédios confortáveis são um primeiro passo para a educação de qualidade”.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu