Ubatuba em foco

Programações Pedagógicas
Educação 2001-2004

Corsino Aliste Mezquita
“Uma das grandes preocupações da Secretaria desde o primeiro momento foi com a qualidade de ensino e o bom atendimento aos alunos em todos os níveis de ensino ministrados pela Prefeitura de Ubatuba.
Visando a qualidade foram desenvolvidas ações em várias frentes. De contato direto com os alunos umas e outras em contatos indiretos ou de preparação do pessoal, dos materiais e dos ambientes para o processo pedagógico.
Antes mesmo de assumirmos a Secretaria já preparamos o terreno para desenvolver ações a partir do início das aulas. Esses contatos foram realizados pela Secretaria ou por outros coordenadores e técnicos.
Para o desenvolvimento das ações pedagógicas tanto Supervisores, Diretores, Coordenadores como Professores e Auxiliares de Serviços Infantis foram, constantemente, treinados por técnicos contratados pela Secretaria ou por instituições conveniadas a exemplo da Fundação ORSA e da Universidade de Taubaté – UNITAU.
Orientados pelos Coordenadores da Secretaria e dos professores das instituições acima citadas, os Sres. Professores escolheram temas transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para desenvolver a cada semestre e serem trabalhados com os alunos.
Paralelamente a Secretaria teve que se preparar para fornecer os materiais pedagógicos necessários a cada tema e a preparação das feiras pedagógicas realizadas como encerramento de cada tema transversal, nos oito semestres dos quatro anos de administração. Temas como “Poupando Energia”, com apoio de, Furnas Centrais Elétricas, e concluído com a “Caravana da Energia”, movimentaram toda a cidade e conscientizaram alunos e pais sobre a necessidade de poupar energia.
O tema “Meio Ambiente” teve desenvolvimento surpreendente e, ao final da programação, a publicação da cartilha: “Ambiente Vivo”, da escritora Ubatubense Silmara Torres Retti, que tanto tem ajudado os alunos e professores e divulgado o nosso município, no Brasil e no exterior.
Os alunos apresentaram, com orgulho, os trabalhos elaborados em cada semestre e desfilaram, com os melhores, no Desfile Cívico do Aniversário da Cidade que tanto brilhantismo teve nos quatro anos de administração –2001 – 2004.
As feiras eram acompanhadas pelos pais dos alunos que, em certos momentos, se emocionavam com a criatividade de seus filhos em temas como: “Trabalho e Consumo”, “Ética e Cidadania”, “Higiene e Saúde”, etc.”
As programações pedagógicas foram enriquecidas por inúmeros programas. Citamos apenas os nomes de alguns deles:
- Programa de alfabetização: “ALFA E BETO”;
- Projeto IPI de teatro, dança e ginástica rítmica;
- Projeto de pintura artística;
- Projeto de Informática;
- Revitalização de fanfarra;
- Programa: “Lego-Dacta”;
- Criação de classes para atender crianças com necessidades especiais;
- Programa de Alfabetização Solidária em convênio com a UNITAU. Este programa alfabetizou, em três anos e meio, mais de dois mil alunos adultos e, nosso município teve a grande satisfação, em 2003, de receber o prêmio de melhor redação de todo o país. A aluna premiada foi Maria das Neves Santos, do Rio da Prata.
- Outro programa de grande interesse pedagógico e social foi: “IDENTIDADE E CIDADANIA” que, em convênio com o “POUPA TEMPO”, de São José dos Campos, entregou o RG a 8.100 (oito mil e cem) alunos da Rede Municipal de Educação.
“As Semanas da Educação realizadas todos os anos, no mês de julho, foram um retrato de todas as ações pedagógicas realizadas pela Secretaria e pelas escolas e o canal para a manifestação criativa dos alunos nas apresentações culturais nelas realizadas”. Outros momentos ímpares foram os encerramentos de todos os anos letivos.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu