Petróleo

Opinião - Pré-sal: a desculpa que faltava

Francis Bogossian
As recentes descobertas de petróleo na área do pré-sal vêm provocando um alvoroço inacreditável no governo federal. Ainda não se sabe o tamanho dos poços, nem qual o investimento necessário para explorá-los, mas todos já vêem cifrões e mais cifrões pela frente e querem um pedaço do bolo.
A confusão de projetos e propostas é enorme. Ninguém se entende. Notícias intempestivas são lançadas a cada dia, tumultuando o mercado e afastando os investidores e parceiros.
A Petrobras é uma empresa séria e capaz. Quando da quebra do monopólio estatal do petróleo em 1997, houve uma grita enorme dos setores nacionalistas garantindo que isto seria o fim da Petrobras. Depois de 10 anos o que se viu foi que a Petrobras só fez crescer e as empresas estrangeiras que chegaram ao Brasil se associam a ela para investir. É a Petrobras que conhece nosso subsolo. São mais de 50 anos de pesquisas e investimentos que não podem ser minimizados.
Apesar de toda a capacidade técnica da Petrobras para exploração de petróleo em águas profundas, a tecnologia para se extrair o produto na área do pré-sal ainda está sendo desenvolvida. Quanto tempo vai levar para que a exploração destes poços seja economicamente viável? Ninguém sabe.
(Francis Bogossian - PRESIDENTE DA AEERJ – ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO)
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu