Neste mundo a gente vê de tudo...

Lula elogia padronização da língua

De Fábio Vasconcellos:
No dia em que se celebrou o centenário da morte do escritor Machado de Assis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no Rio, o decreto que estabelece o cronograma de vigência das mudanças previstas no acordo ortográfico das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O acordo passa a valer em janeiro de 2009. Mas as duas normas ortográficas — a atual e a prevista no acordo — serão aceitas até 2012 em vestibulares e concursos públicos. Até 2010, todos os livros didáticos deverão ser editados já com as mudanças.
Na cerimônia para assinatura do decreto, realizada na Academia Brasileira de Letras (ABL), Lula defendeu as mudanças ortográficas. Para o presidente, o acordo aproxima o Brasil das suas raízes históricas:
— Quero destacar o imprescindível resgate dos nossos laços substantivos com a África, em particular com a África de língua portuguesa, que para nós representa mais, muito mais do que uma prioridade geopolítica. Diz respeito à nossa alma, à nossa identidade como nação multiétnica e multicultural, ao próprio destino da civilização brasileira. (Do Blog do Noblat)


Nota do Editor - Há poucos dias Lula visitou o Vice-Presidente no hospital e este "sarou". Há quem fale em milagre. Agora o "Chefe" deu de fazer considerações sobre a padronização da língua portuguesa. Logo estará discutindo lingüística com outro gênio da raça, Caetano Veloso. Lula merece o Prêmio Nobel da originalidade. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu