Meio Ambiente

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008

Andressa Derencius
Neste sábado, 20/9, acontecem as atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008. O evento, conhecido como International Coastal Clean Up (ICC) promovido mundialmente pela ONG americana a Ocean Conservancy em 120 países, chega a sua 15ª edição como responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo por uma causa ambiental.
Durante a ação, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, cerca de 35 milhões voluntários de todas as partes do mundo vão às praias e às margens dos rios, coletarem o lixo depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de embarcações ou dos próprios rios.
Em São Paulo, coordenado pela ASSU-Ubatuba, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008 contará com mais de 3800 voluntários, com atuação em 96 praias, costeiras, mangues e rios. Serão 40 ONGs participantes, instituições públicas e privadas, crianças a idosos, pequenas associações a empresas multinacionais. Todos em luta para efetivar mudanças na situação dos rios e mar.
A SABESP disponibilizará boa quantidade de luvas, sacos, faixas e água suficiente para as ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008.
As dez toneladas de resíduos encontrados em São Paulo em 2007, justificam estes esforços. Todo o volume de "lixo" foi catalogado de acordo com sua composição e atividade geradora. Foram registrados 251.279 itens diversificados. Dentre estes, se destacaram por quantidade as 68.605 bitucas de cigarro, as 20.124 sacolas plásticas e os 34.815 canudinhos.
"Aproveite o próximo sábado para viver uma experiência diferente. Colete, ainda que só por 10 minutinhos, um pouco do lixo que se encontra em sua praia ou rio favorito. Reflita sobre aquilo que encontrar" convida Caio M. Antonio da ASSU-Ubatuba e responsável pela coordenação estadual (SP). "Independente do vínculo com as equipes que estarão em ação, todos podem contribuir", conclui.
Os resultados obtidos com a atividade em todo o mundo são enviados para ONU, que é responsável pela IOC (Comissão Intergovernamental Oceanográfica). São esses resultados mundiais que permitem a IOC convencer os países a se tornarem signatários do "MARPOL Treaty" - Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha.
Marcelo Palma, coordenador das atividades em Ubatuba e do Instituto Bicho Preguiça, frisa a importância do trabalho na conscientização direta e indireta que o movimento proporciona, pois traz à tona a questão dos 5 R´s. "Esse s conceitos devem ser praticados no dia a dia de todos, e consistem em: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. O primeiro passo é REDUZIR a quantidade de lixo que a gente produz. Depois REUTILIZAR tudo que pudermos e RECICLAR. REPENSAR nosso comportamento diário e RECUSAR produtos que agridem a saúde a ao meio ambiente também é colaborar com o processo de conservação."
A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba está preocupada com a qualidade das águas de Ubatuba. A ONG prima por resultados inqüestionáveis e está empenhada a contribuir para a resolução do problema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu