Eleições 2008

Onde, como e porque Kassab cresce

Do diretor-geral do Instituto Datafolha, Mauro Paulino, sobre a mais recente pesquisa de intenção de voto para prefeito de São Paulo:
- [Geraldo] Alckmin mantém a tendência de queda. Ele tem menos da metade dos votos obtidos no primeiro turno da eleição para a Presidência. Isso mostra como o eleitor está dividido. A outra metade está com o [Gilberto] Kassab, que vem numa curva ascendente.
No fim de julho último, a vantagem de Alckmin sobre Kassab era de 21 pontos: 32% a 11%. Hoje, é de apenas quatro.
Ainda segundo o Datafolha, o índice de rejeição a Kassab sofreu uma queda de oito pontos desde o início do horário eleitoral, passando de 32% para 24%. A taxa de rejeição a Alckmin - que era de 18% - se mantém no mesmo patamar: 17%.
Foi na classe média que aconteceu a maior migração de votos de Alckmin para Kassab na última semana. Do dia 29 para cá, Alckmin sofreu queda de seis pontos entre os eleitores com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos: de 32% para 26%. Kassab registrou crescimento de cinco pontos nesse segmento, chegando a 24%.
No fim de julho, Kassab tinha 8% da preferência entre eleitores com nível fundamental e chegou a 15%. Alckmin, que tinha 26% no fim de julho, tem 18%.
Também no fim de julho, Alckmin tinha 34% entre os eleitores com nível médio. Kassab, 10%. Alckmin caiu para 21%. Kassab subiu a 20%.
"Há um movimento generalizado de aproximação dos dois", comenta Paulino
Ainda segundo o Datafolha, caiu a vantagem dos adversários sobre Kassab nas simulações do segundo turno. Se as eleições fossem hoje, Marta [Suplicy] derrotaria Kassab por 50% a 43% num eventual segundo turno. Há duas semanas, essa diferença era de 20 pontos.
Apesar do crescimento, 85% dos eleitores de Kassab desconhecem seu número, enquanto 57% dos eleitores de Marta a associam ao 13, e 47% respondem corretamente o número de Alckmin. "Isso pode ser decisivo", diz Paulino. (Do Blog do Noblat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu