Deu na Folha de São Paulo

Lobão afirma que país terá mais 50 usinas nucleares

Segundo ministro, novas unidades serão construídas ao longo de cinco décadas. Para professor, "afirmação do ministro parece mais uma fantasia, um desejo, do que um plano de governo" ao se referir a 50 anos.

De Jananina Lage:
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ontem que o governo prevê a instalação de mais 60.000 MW de energia nuclear nos próximos 50 anos. Segundo ele, embora ainda não haja uma decisão do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), há uma definição no governo de que a energia nuclear ganhará mais espaço entre as fontes de energia usadas no país.
De acordo com o ministro, cada usina terá capacidade de cerca de 1.000 MW. Com isso, o total de usinas poderá ficar entre 50 e 60, de acordo com a potência exata de cada uma. "Nós estamos decidindo progredir o programa nuclear. Vamos construir no Brasil inúmeras outras usinas nucleares. (...) Depois das próximas quatro, vamos iniciar a construção de uma a cada ano", disse.
O país tem atualmente cerca de 100.000 MW de energia instalada, o que inclui hidrelétricas e térmicas, entre outras fontes. Segundo Leonam dos Santos Guimarães, assistente da presidência da Eletronuclear, estatal responsável pela administração das usinas, com o ritmo de crescimento da economia da ordem de 6%, como verificado no primeiro semestre, o país precisará diversificar mais o uso de fontes de energia. (Do Blog do Noblat) Assinante da Folha leia mais em:
Lobão afirma que país terá mais 50 usinas nucleares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu