Reflexões

Mau Humor ou Mal Humor ????????????????

Hoje acordei disposto a sair sorrindo. Abri o portão e me deparei com um monte de sacos de lixo, devidamente acomodados no meio da rua, aguardando o caminhão passar. Olhei para os dois lados e verifiquei que eram vários amontoados ao longo de minha rua. Pensei...nova metodologia de trabalho...planejamento...MBA...hum !!! Dobrei a esquina e senti o tranco, ou melhor, o solavanco...tinha acabado de ingressar e rapidamente sair de um das centenas de buracos de nossas vias públicas....respirei...refleti...conclui: sou piloto de testes da fábrica da Volks e estou numa pista de testes devidamente desenhada e planejada para verificar a durabilidade das suspensões automotivas, durabilidade dos pneus, etc....Olhei no retrovisor e me deparei com um sorriso levemente amarelo. Alias, amarelo era a cor do semaforo quando cheguei naquele cruzamento famoso de nossa cidade. Aguardei o sinal verde acender e, triunfantemente, engatei a primeira e pensei, agora eu vou.....e...quase fui. Tive que aguardar os imponentes e desafiadores pilotos, motoristas e ciclistas cruzarem em sinal vermelho à minha frente, empolgando a invisivel mas presente bandeira da civilidade. Deu tempo...aproveitei ainda aquele sinal verde. Ufa, foi por pouco...pensei...e mais uma vez olhei ao retrovisor e agora sim, me deparei com um sorriso já bem amarelo, já contrastando com o rosto meio vermelho, ou roxo, de raiva...será mesmo? Segui adiante rumo ao meu destino e embora o fazendo numa via de mão única, o contra-fluxo de bicletas, na ciclo-faixa ou fora dela e até mesmo na calçada, era intenso. Falei em bom tom com os meus botões: cadê a fiscalização e a orientação ao trânsito de nossa cidade? Oras. Também é querer muito. Deixa prá lá ! Cheguei ao meu destino e pude constatar, pela enésima vez, o exemplo de civilidade e cidadania dos meus colegas motoristas. Ao estacionarem seus veiculos, sequer imaginam que existe deficit de vagas. Ora, por que racionalizar o espaço ocupado pelo seu veiculo ? Onde cabem tranquilamente dois ou tres veiculos, o respeitado e digno cidadão estaciona seu carro bem no meio. Oras, temos vagas sobrando. Ingresso em meu trabalho e não passa 10 minutos e ouço aquela sirene diária da ambulância que, transportando pacientes em estado grave (ou não?), mais uma vez, em sua rotina, passa tão rápido que mal dá prá ver. Talvez numa velocidade de 70 ou 80 km por hora. Não sei se consegue "salvar" todos os pacientes mas, Deus queira que não, em breve irá matar alguém atropelado. Acesso a Internet e leio que, mesmo que com o "vareio" tomado da Argentina, o nosso Dunga se sente seguro como técnico da canarinha. É, engraçado esse nosso Brasil. O cidadão começa sua carreira profissional de técnico logo pela Seleção Nacional. Inversão de valores. Éticos, morais, profissionais.... Chega.....
Consultei o Dicionário Aurélio para verificar se MAU HUMOR se escreve com "U" ou com "L", tinha esquecido, mas não importa. A falta de civilidade, de respeito e de cidadania que atualmente impera na nossa sociedade, inibiu de vez minha boa intenção. Sorrir com gosto, só se alguém me contar aquela do português. (
modulocontabil.marino@uol.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu